Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula
Até o momento, adicionamos no jogo Farm Coins recursos que já tínhamos aprendido anteriormente, fazendo somente pequenas adaptações. Agora, criaremos um novo recurso, relativo ao de obstáculos móveis. Para isso, criaremos um prefab chamado “PlataformaMovel”, o qual terá um modelo 3D da plataforma e um script que a movimentará.
Utilize as técnicas aprendidas, a fim de escolher um modelo 3D para uma plataforma e arraste-o para a cena. Logo em seguida, verifique se não existe um GameObject vazio como pai desse modelo 3D e, se houver, mantenha no Hierarchy somente o seu filho (que contém o mesh rendere, mesh filter e collider, assim como fizemos com a moeda). Renomeie, em seguida, esse objeto para “PlataformaMovel”. Você terá algo como mostrado na Figura 22, na qual a plataforma que será móvel é a ponte entre as duas escadas.
Nossa plataforma deverá se mover alternadamente, ou seja, de um ponto A até um ponto B, depois em direção ao ponto A novamente e repetindo sempre todo o processo. Precisamos, então, definir esses pontos que serão chamados de PosicaoInicial e PosicalFinal. Adicione dois GameObjects vazios como filhos de PlataformaMovel e seus nomes devem ser exatamente “PosicaoInicial” e “PosicaoFinal”, como mostra a Figura 23.
É muito importante que os dois GameObjects vazios adicionados tenham exatamente os nomes “PosicaoInicial” e “PosicaoFinal”, pois vamos obter uma referência aos dois no script que criaremos utilizando seus nomes. Portanto, se desejar utilizar outros nomes, você precisará alterar também o script que criaremos mais adiante.
Como já temos os dois GameObjects “PosicaoInicial” e “PosicaoFinal” criados, selecione cada um deles, mova-os e deixe-os um pouco distantes da PlataformaMovel, o quanto você deseja que ela se mova. Esses são os dois pontos de controle que definirão os limites do movimento da PlataformaMovel. Você pode ajustar depois essas posições, pois não há a necessidade de elas ficarem perfeitas nesse momento.
Selecione o PlataformaMovel e adicione um script chamado MoverPlataforma com o seguinte código:
Listagem 5 - Código do script MoverPlataforma.csExecute o jogo e se tudo estiver correto você deverá ver a PlataformaMovel se mover do PosicaoInicial ao PosicaoFinal de forma alternada em uma determinada velocidade.
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