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Viu? Pois é. Não é isso que queremos acontecendo em nosso jogo. Precisamos, então, dar uma condição a essa transição para ela acontecer. E essa transição será relacionada ao nosso parâmetro! Veja, na Figura 5, que temos uma opção chamada Conditions nas propriedades da transição. Essa opção nos permite criar uma condição para aquela transição acontecer. E adivinha baseado em quê? Exatamente! Nos parâmetros criados previamente. Clique no +, que fica abaixo da lista de condições, e o nosso parâmetro (por ser o único) imediatamente aparecerá dentro da lista de condições! Agora, podemos escolher quando a transição vai acontecer e quando não vai. Massa!
Como já havíamos conversado, a transição acontecerá quando a velocidade for maior que 0.1, correto? Então, devemos definir isso na lista de condições. O parâmetro já está escolhido – speed. Agora, selecionamos entre as opções maior (greater) ou menor (less) e o valor que queremos comparar. Para o nosso caso, montaremos a condição “speed greater 0.1”. Com isso, a nossa transição só acontecerá quando o personagem começar a se mover de verdade!
Ok. Isso funcionará assim que tivermos um script para alterar o valor de speed. Ou você pode testar isso alterando o valor manualmente, na lista da esquerda! Mas, independentemente de qual for o caso, ainda teremos um problema: não tem como voltar ao estado de Idle!
Esse problema, no entanto, vocês já sabem solucionar. Basta criar uma transição voltando e adicionar a ela uma condição, da mesma maneira como fizemos com a transição de ida, concordam? Não farei aqui o passo a passo, mas lembrem-se que, agora, a volta depende da condição “speed less 0.1” e que a transição deve partir de Walking e não de Idle! Após a configuração, seu Animator Controller deve estar parecido com o visto na Figura 6.
Agora já temos como ir do estado de Idle ao de Walking e voltar. Com isso, nossa animação já pode responder corretamente aos comandos de movimentação lateral de nosso personagem! Para isso acontecer, falta apenas um detalhe. Precisamos que alguém relacione o valor do parâmetro speed com a velocidade do personagem, de fato. E eu tenho um ótimo candidato! O PlayerController Script.
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