Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 08 - Animação de Sprites – Parte II

1. Recapitulando...

Na aula passada, conhecemos as animações através de keyframes e aprendemos como essas animações são desenvolvidas no Unity. Adicionamos ao nosso personagem um Animator, componente responsável por lidar com animações no Unity 3D. Em seguida, a fim de esse Animator poder funcionar adequadamente, criamos, para adicionar a ele como um elemento de controle, um Animator Controller. Também alteramos as configurações do animator para que ele se tornasse relativo à física, tendo suas atualizações juntamente ao FixedUpdate.

Em seguida, importamos três Sprites Sheets para o nosso jogo, configurando-as para serem do tipo Multiple e, na sequência, cortamos cada um dos sprites na Sprite Sheet de acordo com o Grid e o tamanho individual de cada imagem utilizada para compô-la. Com isso, tivemos acesso a um conjunto de sprites, parte de cada Sprite Sheet, a partir dos quais poderíamos criar as nossas animações.

Pegamos a primeira Sprite Sheet, a da animação de Idle, e desenvolvemos, a partir dessa Sprite Sheet, a nossa primeira animação. Para isso, criamos uma nova animação chamada Idle e adicionamos a ela cada um dos sprites recortados de nossa Sprite Sheet como sendo um keyframe cada. Em seguida, já no final da aula, reconfiguramos o sample para um valor menor, a fim de diminuir a velocidade da animação, que estava baseada em 60 samples, o valor padrão do Unity.

Com isso, concluímos a aula passada e chegamos até o ponto que estamos. O projeto da aula passada foi disponibilizado neste link e deve ser utilizado como base, caso você não tenha desenvolvido o seu até a etapa atual, para acompanhar esta aula. A primeira modificação que faremos, a partir de agora, é a adição da segunda animação ao nosso personagem – a animação de caminhada.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados