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arrow_back Aula 08 - Animação de Sprites – Parte II

Apresentação

Fala, pessoal! Voltamos a nos encontrar, agora para a Aula 08 da disciplina de Desenvolvimento com Motores de Jogos I. Nesta aula, mais ainda que nas outras, podemos dizer que prosseguiremos de onde paramos com o nosso projeto, pois continuaremos o assunto iniciado exatamente na aula passada!

A parte de animação é bastante extensa e, mesmo que nós cubramos apenas uma parcela, em razão de estarmos trabalhando apenas com 2D, precisamos dividir todo o conteúdo ao longo de duas aulas a fim de não ficar muito cansativo para vocês. Para esta aula, então, sobrou o conteúdo referente a transições, incluindo, ainda, as Blend Trees!

Vimos, na aula passada, que a animação por keyframes segue um intervalo definido, de acordo com a sua timeline. Veremos, na aula de hoje, como podemos fugir um pouco desse modelo, criando uma nova animação, a qual reaja, por exemplo, à velocidade vertical na qual o usuário está no momento. São aí que surgem as Blend Trees.

Além disso, há um outro assunto muito importante que não tivemos tempo de abordar na primeira aula: as transições. Vimos como podemos importar três Sprite Sheets, mas só tivemos a oportunidade de utilizar uma. E, objetivando utilizá-la, trabalhamos apenas com a transição de Entry para a animação criada, ativada assim que o objeto é inicializado, sendo essa uma transição básica, criada automaticamente pelo Unity quando adicionamos uma nova animação em um controlador vazio.

Veremos, nesta aula, como podemos adicionar outras transições e como podemos configurá-las para as animações se interromperem e o personagem poder, na maior parte do tempo, estar fiel à movimentação que está sendo executada. Aprenderemos tanto as modificações que serão necessárias na própria máquina de estados de nosso Animation Controller quanto as modificações que precisaremos fazer no script para haver uma comunicação entre o controlador e o personagem.

Sobrou bastante assunto da aula passada, hein? Mas, agora, com outra aula inteirinha só para isso, com certeza teremos tempo de abordar tudo detalhadamente, para vocês saírem daqui craques da animação! Vamos juntos?

Objetivos

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:

  • Criar transições entre os diversos estados do Animation Controller;
  • Desenvolver scripts capazes de interagir com o Animator;
  • Criar e utilizar Blend Trees para animar elementos baseados em parâmetros.

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