Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Continuando o que fizemos na aula passada, o próximo passo para o nosso projeto agora é adicionar uma movimentação ao nosso robô! Vamos começar abrindo o projeto que chamamos de Projeto DMJ I. Caso você não tenha salvo o projeto da aula passada, é possível baixar o package contendo os assets até onde chegamos na última aula nesse link. Uma vez baixado o arquivo, basta criar um novo projeto com esse nome e então importar o pacote clicando no arquivo baixado ou utilizando o menu Assets -> ImportPackage -> CustomPackage. E agora lembre-se sempre de salvar o seu projeto para que possamos continuar evoluindo ele ao longo das próximas aulas! Vamos sempre tentar trabalhar em cima do mesmo jogo para que, ao final, tenhamos desenvolvido juntos um jogo bem completo, como dito que faríamos na Aula 01!
Aberto o projeto, iremos começar a adição de nosso primeiro script em C#! Para isso, o primeiro passo é o mesmo dos outros assets que começamos a criar em outras aulas - criaremos uma nova pasta com o nome Scripts dentro da pasta de assets para mantê-la sempre organizada, como já conversamos em outras oportunidades! Clica na pasta Assets com o botão direito -> Create -> Folder e então põe o nome Scripts.
Feito isso, vamos criar um novo script em C# para a movimentação do nosso player. Para criar scripts, temos algumas maneiras diferentes. Iremos pela maneira que já adiciona o script como um componente ao objeto que o utilizará. Primeiro, selecione o nosso player na aba de Hierarchy. Feito isso, o Inspector indicará os componentes que estão presentes em nosso objeto. Adicionaremos um novo através do botão Add Componente -> New Script. A Figura 2 mostra esse procedimento.
Ao clicar em New Script, uma nova seção aparecerá solicitando o nome que daremos ao script e também a linguagem que será utilizada para ele. Como já dito, utilizaremos a linguagem C Sharp para as nossas aulas. Já em relação ao nome do script, trabalharemos com PlayerController. É importante lembrar bem desse nome pois caso em outras oportunidades se faça necessário referenciar esse script, precisaremos copiar o nome exatamente como é para não haver erros. Isso também levanta outro ponto importante, relacionado ao acompanhamento de vocês.
É fundamental que vocês se mantenham motivados e acompanhem efetivamente os projetos que desenvolveremos aqui, juntamente às aulas. Caso estejam fazendo isso, é importante que vocês prestem muita atenção nos nomes utilizados nos scripts, nas layers e tags e em todos as configurações em geral que vamos fazer, uma vez que essas serão utilizadas em scripts ao longo das aulas. Caso vocês utilizem nomes diferentes para os elementos que vocês fizerem, é importante lembrar de substituir todos quando forem acompanhar os scripts que vamos desenvolver ao longo das aulas. Ok?! Lembrem-se disso!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados