Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Na aula de hoje vimos diferentes aspectos relacionados à entrada de dados do usuário e como isso acontece em jogos desenvolvidos no Unity. Começamos a aula entendendo melhor a importância do Input e como devemos torná-lo sempre preciso e instantâneo para garantir uma melhor interação do usuário com o jogo.
Na sequência vimos com o Unity trabalha com o conceito de eixos para lidar com Inputs de eixos e também de ações simples, disfarçando essas como eixos para que seja possível configurar as teclas responsáveis pelas ações do usuário. Em seguida, vimos as funções GetButtonDown() e GetAxis() que são utilizadas para receber e lidar com os valores que vêm dos eixos citados.
Adiante, criamos o nosso primeiro script em C# e entendemos bem como funciona cada uma de suas partes, principalmente com as funções Start, Update e FixedUpdate. Entendemos também como podemos criar variáveis e utilizar métodos predefinidos para buscar informações de Input e com elas alterar o valor de propriedades de componentes físicos, como o Rigidbody 2D. No final da aula ainda vimos como é possível utilizar variáveis do tipo Public para que consigamos alterar valores do script diretamente do editor do Unity.
Foi uma aula bem interessante e recheda de assuntos importantes! Só o fato de termos lidado com o nosso primeiro código em C#, com o nosso primeiro script, já é uma coisa bem interessante! Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu! Foi massa :D
E para quem quer dar uma conferida no projeto concluído da aula 3, pode baixar nesse link aqui!
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