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Que tal corrigirmos esse detalhe?! Eu prefiro que possamos deixá-lo mais rápido em seus movimentos e que possamos fazer isso sem precisar alterar muito o nosso código... e o Unity tem uma facilidade muito legal para isso! É possível, no Unity, criar propriedades para o seu script que aparecem da mesma maneira na interface como as propriedades de outros componentes. Sério! Não acredita?! Vamos ver a Listagem 5, então!
Listagem 5 - Criando uma variável public para editar através da interface gráfica.Adicionamos agora uma variável velocidade, que faz com que o nosso personagem possa se mover mais rápido, de acordo com a direção do movimento (multiplicamos o movimento pela velocidade na hora de adicionar a força, na linha 24). Essa variável é, diferentemente do Rigidbody 2D, pública! E com isso, e apenas isso, ela agora faz parte da interface e pode ser editada diretamente no editor, até mesmo durante o Play Mode! Lembre-se que quando editamos uma variável no Play Mode ela volta ao valor inicial quando saímos dele. Cuidado para não perder nenhum trabalho nisso!
Outra coisa interessante a se perceber é que, como estamos lidando diretamente com o Rigidbody e a física envolvida, alterar a massa do objeto altera, diretamente, a velocidade com a qual o objeto irá acelerar com a força adicionada. Quanto menor a massa do objeto, mantendo a força constante, maior a aceleração, correto? Teve um cara aí que já falou sobre isso! Procurem! :-P
E com isso concluímos a nossa terceira aula! O nosso personagem que não se movia agora se move pra tudo que é canto! Ele ainda não bate em nada, no entanto... Toda a física que tem nele está funcionando, mas ainda não está 100%. E é justo isso que veremos na aula que vem! Vamos aprender a trabalhar com colisores, entender um pouco mais sobre toda a física envolvida no Unity e melhorar mais um pouquinho o nosso projeto! Devagar e sempre, chegaremos lá! :D
Até! \o
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