Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Antes de começarmos a nossa seção de código propriamente dita, vamos discutir mais dois pontos importantes em relação aos eixos no Unity. O primeiro deles é que é possível ter mais de um eixo com o mesmo nome. Isso é importante, pois podemos configurar mais de um tipo de input para fazer a mesma função. Pense, por exemplo, que você está desenvolvendo um jogo 2D de plataforma para PC e quer que o seu personagem se mova no WASD ou nas setas do teclado. Isso é tranquilo e já vem até como padrão para o eixo Horizontal.
Mas e se eu quiser também que seja possível fazer uma movimentação através de um joystick que tenha sido conectado ao PC? Simples! Podemos criar outro eixo também chamado Horizontal e então fazer com que esse eixo se comporte da mesma maneira, porém recebendo inputs do joystick.Nesse caso, o Unity vai sempre pegar o que tiver o valor mais representativo. Ou seja, se o seu teclado estiver em 0 (parado) e o seu joystick indicar uma movimentação -1, o Unity trará o -1 para o seu código, indicando que houve movimento e permitindo que você posicione de acordo. Super simples, não?!
O segundo ponto importante que precisamos ver antes de avançar é em relação aos nomes das teclas. Cada tecla tem um marcador específico que indica ao código que ela é a tecla que está sendo utilizada. Esses marcadores podem ser vistos em detalhes na documentação oficial do Unity. Pare um pouco e vá lá dar uma olhada rápida. Eles são bem intuitivos, mas é bem importante lembrar deles na hora de criarmos os nossos eixos para a nossa programação! Segue o link:
https://docs.unity3d.com/Manual/ConventionalGameInput.html
É interessante notar que há teclas para botões diversos no mouse, já que temos aqueles mouses gamers com 20 botões. Também temos marcadores específicos para pegar de qualquer Joystick e de apenas um joystick que seja numerado como primeiro, segundo, etc... Também temos acesso às teclas especiais, de modificação e de funções, como F1, F2, etc... Apesar desses diversos nomes, todos são apenas strings que funcionam da mesma maneira em seu código e te permitem trabalhar com todas as teclas igualmente. Mais uma facilidade da utilização de um motor de jogos!
Agora que já discutimos bastante todas as funcionalidades de Input e como o Unity lida com tudo isso, podemos seguir para o nosso projeto que começamos aula passada, mais uma vez. Vamos fazer o nosso amigo robô se mover?!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados