Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Olá, gamers! Estamos de volta para a nossa terceira aula da disciplina de Desenvolvimento com Motores de Jogos I! Temos alguns conhecimentos preliminares no motor de jogo Unity e já começamos a ter, baseado no que foi desenvolvido nas aulas anteriores, algo com cara de jogo... Mas só com cara, né?! Afinal, o que temos nem se move! E isso é o mais básico dos jogos, certo? Desde os primórdios, já tínhamos um controle envolvido pois, se bem lembramos, parte do que define um jogo é a possibilidade que temos de interagir com ele, correto?! Já imaginou se existisse um tipo de jogo onde você está de frente a uma bela história, com bons personagens, um gráfico maravilhoso e nenhum controle do que está acontecendo?! Ah é! Chamam isso de filme, acho. LUL
Para começarmos a solucionar esse problema, vamos, na aula de hoje, começar a estudar uma parte muito importante do desenvolvimento de jogos - o Input. Utilizamos esse nome como maneira de generalizar todo e qualquer tipo de entrada que o nosso jogo poderá receber, seja qual for o lugar de origem. O Unity principalmente trabalha muito bem com essa ideia de ter um Input genérico, de fonte não tão conhecida. Isso é interessante principalmente quando pensamos em desenvolver um jogo multiplataforma. Nesse caso, poder receber entradas de um teclado, mouse, touchscreen ou mesmo um controle regular pode ser a diferença entre conseguir portar o jogo ou não.
E lembre-se também que o PC é uma plataforma capaz de receber diferentes entradas, assim como é o smartphone. É possível utilizar suas interfaces regulares ou conectar algum gamepad especial para assumir os controles do jogo e tornar a experiência como um todo bem mais divertida. Já vamos ficar com isso em mente! Ah! E nessa aula começaremos, finalmente, a escrever algum código! Prontos para a Aula 03?! Então vamos adiante!
It's dangerous to go alone! Take this!
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados