Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 07 - Balanceamento

Pontos-chave

Chegamos ao fim de mais uma etapa no nosso estudo. Para ajudar a fixar o que foi visto na aula de hoje, vamos ressaltar alguns pontos de destaque:

  • O balanceamento de um jogo consiste basicamente no ajuste de elementos que afetam negativamente a jogabilidade.
  • Existem vários fatores que podem ser balanceados em um jogo, como os recursos existentes, as opções disponíveis para o jogador e o nível de dificuldade do jogo.
  • Jogos simétricos são mais fáceis de balancear porque todos os jogadores devem ter condições similares no início da partida, sendo o diferencial a habilidade individual de cada jogador.
  • Jogos assimétricos são inerentemente mais complicados de balancear porque possuem mais combinações e opções distintas para o jogador, sendo necessário testar cada uma delas para conferir se há alguma estratégia dominante dentro do jogo.
  • Uma forma de valorar os recursos do jogo é montar sistemas lineares ou matrizes de valores para atribuir pesos e custos para cada elemento do jogo, expressando através de um número o seu potencial dentro do jogo. Esse método é normalmente referenciado como balanceamento transitivo direto.
  • O balanceamento transitivo indireto refere-se ao estabelecimento de relações de vantagem entre os diferentes recursos do jogo (não necessariamente com valores numéricos): A ganha de B, B ganha de C e C ganha de A, formando uma relação cíclica entre os elementos.
  • O balanceamento da dificuldade de um jogo pode ser manual (decidida pelo próprio jogador) ou automático (ajustado pelo próprio jogo ao longo da partida).
  • Escolhas significativas permitem situações em que o jogador avalia uma relação de risco e recompensa, e ainda aumenta a sensação de controle que o jogador exerce sobre o rumo do jogo.
  • A quantidade de informação fornecida ao jogador impacta diretamente na sua capacidade de decisão, sendo um elemento importante de se balancear ao longo do jogo.
  • A atividade de balanceamento deve ser planejada com antecedência e focar em quatro atividades: identificação do problema, ajuste dos elementos necessários, documentação dos passos realizados no ajuste e testes exaustivos do novo modelo implantado.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados