Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula
Então, você já percebeu que o processo de balanceamento não é algo tão intuitivo ou direto como nós gostaríamos, não é mesmo? O importante é que ele seja feito como uma atividade integrante do processo de produção do jogo: à medida que você ganha experiência com o balanceamento, mais natural o processo se torna, e você se torna mais capaz de ajustar o jogo, tanto na precisão do ajuste como na velocidade.
Um primeiro passo importantíssimo é prever a atividade de balanceamento dentro do cronograma de desenvolvimento. Todo projeto tem três aspectos considerados críticos e difíceis de gerenciar: tempo (cronograma), dinheiro (orçamento) e pessoas (recursos humanos). Um gerente de projetos que consegue gerenciar bem pelo menos uma dessas áreas faz com que a chance de sucesso do projeto aumente. E em se tratando de cronograma, se não há uma previsão explícita para a execução de rotinas de balanceamento ao longo do processo de desenvolvimento, é provável que você não execute essa tarefa um número adequado de vezes. A consequência? Um jogo não polido, sem a qualidade que poderia ter alcançado.
Previsto a atividade de balanceamento, ela pode ser atacada da seguinte maneira:
Com essas práticas, o processo de balanceamento de um jogo passa a ser algo mais formal e reutilizável, gerando uma cultura dentro da equipe que padroniza a atividade e permite uma troca de experiência entre os designers.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados