Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 07 - Balanceamento

3 – Um passo a passo para o balanceamento

Então, você já percebeu que o processo de balanceamento não é algo tão intuitivo ou direto como nós gostaríamos, não é mesmo? O importante é que ele seja feito como uma atividade integrante do processo de produção do jogo: à medida que você ganha experiência com o balanceamento, mais natural o processo se torna, e você se torna mais capaz de ajustar o jogo, tanto na precisão do ajuste como na velocidade.

Um primeiro passo importantíssimo é prever a atividade de balanceamento dentro do cronograma de desenvolvimento. Todo projeto tem três aspectos considerados críticos e difíceis de gerenciar: tempo (cronograma), dinheiro (orçamento) e pessoas (recursos humanos). Um gerente de projetos que consegue gerenciar bem pelo menos uma dessas áreas faz com que a chance de sucesso do projeto aumente. E em se tratando de cronograma, se não há uma previsão explícita para a execução de rotinas de balanceamento ao longo do processo de desenvolvimento, é provável que você não execute essa tarefa um número adequado de vezes. A consequência? Um jogo não polido, sem a qualidade que poderia ter alcançado.

Previsto a atividade de balanceamento, ela pode ser atacada da seguinte maneira:

  • Identificação do problema: às vezes isso pode ser difícil. Você consegue sentir que o jogo não está com uma boa jogabilidade, as outras pessoas conseguem perceber, mas nem sempre apontar a causa é trivial. Um bom método para descobrir o problema de um jogo é observar outras pessoas jogando e tentar capturar o momento em que elas começam a ficar frustradas e a experiência passa a ser desagradável. Essa observação deve ser feita da forma mais ninja possível: se o jogador nem perceber que você está na sala, melhor! Qualquer intervenção do designer pode afetar o resultado de um teste como esse.
  • Ajuste os valores de forma significativa: muitas vezes, nossa intuição diz que basta ajustar um pouquinho para cima ou para baixo os valores que o problema irá se resolver. Porém, é provável que alterações pequenas nos nossos modelos matemáticos gerem mudanças mínimas, quase imperceptíveis. O ideal é que você altere os elementos de forma significativa: dobre ou corte pela metade o valor de um recurso e veja como o jogo se altera (lembra o exemplo das classes, quando dobramos o peso da inteligência?). Usando esse método, você consegue perceber como os elementos se comportam com as alterações de forma mais rápida e converge para um estado de equilíbrio mais facilmente.
  • Documente o modelo gerado: bom, dificilmente suas experiências de balanceamento vão servir como momentos de aprendizado se você não realiza um registro do modelo que está balanceando. Se você apenas altera valores a esmo, é provável que não compreenda porque os passos tomados levaram ao balanceamento do jogo, e caso o problema persista em outro projeto, ficará novamente chutando valores e verificando se deu certo. Documente o seu jogo e os sistemas existentes, a modelagem que você fez dos elementos e o passo a passo executado para realizar o balanceamento. Você gerará material de estudo para si e para as outras pessoas também!
  • Teste como se não houvesse amanhã: através de sessões sucessivas de teste, você será capaz de perceber como a jogabilidade do jogo é alterada pelos ajustes realizados. E não apenas na mecânica específica que foi ajustada, mas de uma forma geral: às vezes, alterações que realizamos em um sistema têm efeitos colaterais e consequências em outras partes do jogo. É importante garantir que ao mudarmos uma parte do nosso jogo, não estejamos desbalanceando outro elemento!

Com essas práticas, o processo de balanceamento de um jogo passa a ser algo mais formal e reutilizável, gerando uma cultura dentro da equipe que padroniza a atividade e permite uma troca de experiência entre os designers.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados