Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula
Bom, pelo texto introdutório, talvez você já tenha conseguido construir uma noção do que é o balanceamento de um jogo. Um jogo não está balanceado quando existe algum elemento que desequilibra sua jogabilidade, tornando-o muito difícil/frustrante ou fácil/entediante. O balanceamento de um jogo consiste na arte de ajustar os elementos até que eles funcionem harmoniosamente dentro do jogo e contribuam para uma experiência agradável.
Veja só, eu usei a palavra arte. Isso porque, apesar de existirem diversas técnicas de balanceamento, não existe uma fórmula mágica, um algoritmo exato ou um procedimento que, se seguido passo a passo, garantirá com 100% de certeza o balanceamento do seu jogo. O processo vai depender inerentemente de duas coisas:
Mas calma! Não vamos ficar brincando de jogo das 20 perguntas por aqui. Existem alguns pontos que nos ajudam a identificar desequilíbrios no nosso jogo e podem orientar o processo de ajustes.
O primeiro ponto é identificar se o jogo está efetivamente desbalanceado ou não. Se existem escolhas, estratégias ou recursos que, de alguma forma, tornam partes do jogo supérfluas ou sem importância para o jogador, então estamos diante de elementos que quebram o equilíbrio do jogo. No exemplo inicial da aula, nós tínhamos um personagem praticamente invencível. Isso faz com que a escolha de qualquer outro personagem se torne obsoleta (se o jogador quiser sempre vencer, basta escolher o personagem gigante). Outra forma de desequilíbrio seria a existência de um recurso em abundância no jogo: se algo é fácil de adquirir para o jogador, ele provavelmente estará menos disposto a correr riscos para obtê-lo, e não pensará duas vezes na hora de utilizá-lo.
Identificado o problema, o próximo passo é realizar os ajustes necessários para tentar equilibrar o elemento desejado. Isso pode ser tanto uma alteração em um modelo matemático como um chute! Às vezes é necessário até um redesenho do nível ou mecânica, antes imaginados; às vezes temos que cortar o elemento do jogo. Como sempre dizem no Masterchef: menos é mais.
Outro fator que torna o balanceamento de um jogo interessante é a diferença entre as pessoas.
Além disso, existem vários jogos cujos jogadores são colocados para competir diretamente um contra o outro. Nós podemos balancear o jogo para que apenas as habilidades individuais de cada jogador interfiram no resultado (como xadrez e os esportes em geral), ou podemos ajustar o jogo para ajudar os jogadores menos experientes, proporcionando menos frustração para os novatos e mais desafio para os experientes. Normalmente se faz a primeira opção: quando um jogador tem mais domínio do jogo, é natural que ele mostre um grau de maestria e habilidade superior aos outros jogadores.
Perceberam como eu falei de várias coisas diferentes? Recursos, habilidades, dificuldade… Pois é, existem vários elementos de um jogo para se ajustar e balancear. Vamos estudar diversos aspectos para entendermos melhor sobre essa tarefa tão complexa.
Moral da história: o balanceamento tem um objetivo claro e específico, o de melhorar a experiência para o jogador, de modo a tornar o jogo mais agradável de jogar! Quanto menos o jogo “atrapalhar” o jogador e permitir que uma sessão de jogo flua naturalmente, mais fácil é manter o jogador imerso e se divertindo.
Prontos para explorar os vários tipos de balanceamento? Vamos nessa!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados