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arrow_back Aula 07 - Balanceamento

1 – Jogo equilibrado, jogo divertido

Bom, pelo texto introdutório, talvez você já tenha conseguido construir uma noção do que é o balanceamento de um jogo. Um jogo não está balanceado quando existe algum elemento que desequilibra sua jogabilidade, tornando-o muito difícil/frustrante ou fácil/entediante. O balanceamento de um jogo consiste na arte de ajustar os elementos até que eles funcionem harmoniosamente dentro do jogo e contribuam para uma experiência agradável.

Às vezes colocamos muitas coisas e o nosso jogo fica desequilibrado.

Veja só, eu usei a palavra arte. Isso porque, apesar de existirem diversas técnicas de balanceamento, não existe uma fórmula mágica, um algoritmo exato ou um procedimento que, se seguido passo a passo, garantirá com 100% de certeza o balanceamento do seu jogo. O processo vai depender inerentemente de duas coisas:

  • Testes exaustivos com grupos diferentes, para identificar os pontos nos quais o jogo está desbalanceado.
  • Intuição do designer para realizar os ajustes e repetir os testes novamente.

Mas calma! Não vamos ficar brincando de jogo das 20 perguntas por aqui. Existem alguns pontos que nos ajudam a identificar desequilíbrios no nosso jogo e podem orientar o processo de ajustes.

O primeiro ponto é identificar se o jogo está efetivamente desbalanceado ou não. Se existem escolhas, estratégias ou recursos que, de alguma forma, tornam partes do jogo supérfluas ou sem importância para o jogador, então estamos diante de elementos que quebram o equilíbrio do jogo. No exemplo inicial da aula, nós tínhamos um personagem praticamente invencível. Isso faz com que a escolha de qualquer outro personagem se torne obsoleta (se o jogador quiser sempre vencer, basta escolher o personagem gigante). Outra forma de desequilíbrio seria a existência de um recurso em abundância no jogo: se algo é fácil de adquirir para o jogador, ele provavelmente estará menos disposto a correr riscos para obtê-lo, e não pensará duas vezes na hora de utilizá-lo.

Identificado o problema, o próximo passo é realizar os ajustes necessários para tentar equilibrar o elemento desejado. Isso pode ser tanto uma alteração em um modelo matemático como um chute! Às vezes é necessário até um redesenho do nível ou mecânica, antes imaginados; às vezes temos que cortar o elemento do jogo. Como sempre dizem no Masterchef: menos é mais.

Outro fator que torna o balanceamento de um jogo interessante é a diferença entre as pessoas.

Esse professor!É sério! Temos jogadores de diversos tipos. Desde os mais casuais, os quais jogam uma partida aqui ou ali no final de semana, até jogadores hardcore, que passam até 40 horas por semana jogando. É de se esperar que jogadores com mais experiência tenham mais facilidade no jogo do que jogadores inexperientes. O que fazer? Você pode, com certeza, construir seu jogo para um dos nichos (um Dark Souls extremamente difícil ou um Candy Crush para todas as idades), ou você pode tentar maximizar o mercado do seu jogo, permitindo vários níveis de dificuldade. Para isso, cada nível vai refletir desafios ajustados para os diferentes tipos de jogadores.

Além disso, existem vários jogos cujos jogadores são colocados para competir diretamente um contra o outro. Nós podemos balancear o jogo para que apenas as habilidades individuais de cada jogador interfiram no resultado (como xadrez e os esportes em geral), ou podemos ajustar o jogo para ajudar os jogadores menos experientes, proporcionando menos frustração para os novatos e mais desafio para os experientes. Normalmente se faz a primeira opção: quando um jogador tem mais domínio do jogo, é natural que ele mostre um grau de maestria e habilidade superior aos outros jogadores.

Perceberam como eu falei de várias coisas diferentes? Recursos, habilidades, dificuldade… Pois é, existem vários elementos de um jogo para se ajustar e balancear. Vamos estudar diversos aspectos para entendermos melhor sobre essa tarefa tão complexa.

Moral da história: o balanceamento tem um objetivo claro e específico, o de melhorar a experiência para o jogador, de modo a tornar o jogo mais agradável de jogar! Quanto menos o jogo “atrapalhar” o jogador e permitir que uma sessão de jogo flua naturalmente, mais fácil é manter o jogador imerso e se divertindo.

Prontos para explorar os vários tipos de balanceamento? Vamos nessa!

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