Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 09 - Autenticação e Compartilhamento de Arquivos – Parte IV

Samba

Seção [home]

A seção [home] ativa o compartilhamento das pastas dos usuários. Caso não se deseje ativar esse compartilhamento, basta comentar todas as linhas desta seção. Uma coisa importante a observar é que não será criado um compartilhamento chamado homes. Ao invés disso, será criado um compartilhamento para cada usuário, e cada compartilhamento terá o nome do referido usuário.

Figura 5 - Seção [homes] do arquivo smb.conf

A Figura 5 mostra o exemplo de como uma seção normalmente é configurada. Como o parâmetro browseable é configurado para no, o usuário não conseguirá ver sua pasta se for acessá-la navegando pelas pastas de rede. Ele terá que realizar o mapeamento indicando o nome do compartilhamento dela explicitamente com o comando net use. Supondo que o usuário Maria existe no servidor, ela poderia mapear a sua pasta com o comando: “net use F: \\servidor\maria”. Esse comando seria digitado na máquina cliente Windows, na qual maria fez seu logon. Naturalmente, deve-se substituir “servidor” pelo nome da máquina que for utilizada.

O parâmetro valid users indica quem pode acessar o compartilhamento. Como o valor %S é substituído pelo nome do compartilhamento, isso significa que cada usuário só pode acessar seu próprio compartilhamento.

Você vai estudar os demais parâmetros mais a frente, pois como eles podem ser utilizados também em outras seções do arquivo smb.conf, não faz sentido ficarmos repetindo a explicação várias vezes.

Você verá que todas as seções que estudaremos a seguir possuem um parâmetro chamado path,que diz o nome da pasta a ser compartilhada, mas a seção [homes] não tem! É que ela não precisa, pois obtém a pasta de cada usuário do arquivo /etc/passwd.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados