Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 09 - Autenticação e Compartilhamento de Arquivos – Parte IV

Samba

O esquema que mostramos para autenticar usuários e compartilhar pastas usando o LDAP e o NFS é muito usado em redes compostas apenas por servidores Linux. As redes Windows usam uma solução baseada no protocolo SMB/CIFS para realizar essas tarefas.

O protocolo SMB (Server Message Block) é um protocolo de camada de aplicação que permite o compartilhamento de recursos na rede, em que um recurso pode ser uma pasta ou uma impressora, por exemplo.

Quando foi criado, em 1984, o SMB executava sobre os protocolos NetBIOS/NetBEUI, mas a partir de 1996 ele passou a ser executado sobre o TCP/UDP, e foi renomeado para CIFS (Common Internet File System).  Como a maioria dos protocolos, o CIFS é composto por uma parte que executa nas máquinas clientes e outra que executa no servidor.

Portanto, se você possui máquinas clientes Windows que precisam se autenticar e acessar as pastas de um servidor, esse servidor precisa implementar o protocolo CIFS. Felizmente, existe uma implementação desse protocolo para Linux, que é o Samba.

Embora a palavra Samba nos faça lembrar do nosso gênero musical, a escolha desse nome está relacionado as letras s, m e b, do protocolo SMB.

Portanto, com o Samba é possível ter máquinas Windows acessando pastas de uma máquina Linux, bem como ter uma máquina Linux acessando pastas de máquina Windows. Além de pastas, é possível acessar outros recursos, como impressoras, por exemplo.

Veja aqui a explicação em vídeo sobre o Samba.

Video

Caso tenha curiosidade, a história do Samba pode ser encontrada no link abaixo:

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados