Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Para que uma máquina Windows possa fazer parte da rede com Samba (entrar no domínio, como é chamado) é necessário que exista um cadastro para a máquina no Samba. Esse cadastro é referido como uma “conta de máquina”, e para uma máquina chamada “Maquina-A”, é feito digitando-se os comandos a seguir.
useradd –d /dev/null –s /bin/false Maquina-A$
smbpasswd –a –m Maquina-A
A primeira linha cria a conta de máquina. Veja que nessa linha o nome da máquina é informado acrescentado de um $. Na linha seguinte, que cadastra uma senha para a máquina, o nome da máquina é informado normalmente (sem o “$”).
Além da conta de máquina é necessário criar um usuário administrador que será utilizado na hora de inserir máquinas no domínio. Crie esse usuário com o nome root utilizando o comando a seguir.
smbpasswd –a root
Será pedida uma senha que você deve memorizar, pois é esse usuário e esta senha que você irá informar quando for colocar uma máquina Windows na rede Samba, ou seja, quando for inserir a máquina no domínio.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados