Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 09 - Autenticação e Compartilhamento de Arquivos – Parte IV

Samba

Seção [netlogon]

Essa seção é opcional e configura se haverá suporte para execução de scripts após o logon do usuário. Dizendo em outras palavras, é possível querermos executar um arquivo com comandos do sistema operacional (é chamado de script) após o usuário se autenticar.

Um exemplo de script seria criar um arquivo contendo apenas o comando net use mostrado anteriormente (na seção home) para mapear a pasta do usuário. Desse modo, assim que o usuário conectasse no servidor, sua pasta já seria mapeada automaticamente. A Figura 6 mostra um exemplo do conteúdo da seção [netlogon].

Figura 6 - Seção [netlogon] do arquivo smb.conf

Falta definir qual será o nome do arquivo a ser executado, e a pasta onde ele está. A pasta onde o script é pesquisado é definida no parâmetro path. Portanto, para o arquivo mostrado na Figura 3, os scripts seriam pesquisados na pasta /var/samba/netlogon.

Lembre-se que você é que tem que criar essa pasta e definir suas permissões, pois ela não existe. Para isso, digite os comandos a seguir. Depois é só copiar os scripts que desejar para dentro dela.

O nome do arquivo a ser pesquisado nessa pasta é especificado pelo parâmetro logon script na seção [global]. Se você olhar o exemplo dessa seção que mostramos na Figura 3, verá que utilizamos “logon script = %U.bat”. Observe que “%U” será substituído pelo nome do usuário que se autenticar. Desse modo, quando o usuário maria se autenticar, o arquivo pesquisado será maria.bat. Quando o usuário pedro se autenticar, o arquivo pesquisado será pedro.bat e assim por diante. Com isso, é possível ter um arquivo de script para cada usuário.

Veja que só faz sentido criar essa seção quando a máquina Samba for configurada para ser um servidor de autenticação. Caso não se deseje ativar esse recurso, basta comentar todas as linhas dessa seção.

Como existe uma diferença nos caracteres utilizados pelo Linux e pelo Windows para representar o final de linha (ou seja, quando você aperta a tecla ENTER enquanto digita o conteúdo de um arquivo), o arquivo de script deve ser criado em uma máquina Windows e copiado para o servidor Samba.

Do mesmo modo que fizemos para a seção [homes], os demais comandos da seção [netlogon] serão explicados posteriormente.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados