Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Além das seções com nomes especiais que já estudamos, existem algumas outras que podem ser definidas caso se deseje, como uma seção para compartilhar impressoras, chamada [printers], e outra para armazenar as configurações da área de trabalho do usuário na máquina cliente (como menus, ícones, programas do menu iniciar, etc.) chamada [profiles]. Não estudaremos essas seções nesta aula.
Como dissemos anteriormente, além dos compartilhamentos que acabamos de descrever, é possível compartilhar qualquer pasta que desejar. Basta criar uma seção com o nome que se pretende dar para o compartilhamento entre colchetes, indicar o nome da pasta a ser compartilhada no parâmetro path, e definir outros parâmetros que se desejar. Tipicamente, parâmetros de permissões de acesso, como os que fornecem ou retiram o acesso de escrita na pasta.
A Figura 7 mostra um exemplo simples em que é feito o compartilhamento da pasta /usr/local/programas, que suponha, contém apenas programas para os usuários baixarem para suas máquinas, como antivírus, browsers, entre outros. Essa pasta será acessada através de um compartilhamento chamado Programas, que pode ser acessado através do ambiente de rede. Como no nosso exemplo, a pasta contém apenas programas, o conteúdo foi compartilhado em modo somente leitura, ou seja, o conteúdo da pasta não pode ser modificado. Isso significa que os arquivos da pasta não podem ser alterados nem apagados, e que outros arquivos ou pastas não podem ser criados nessa pasta. Adicionalmente, se quiséssemos que apenas o usuário Pedro acessasse esse compartilhamento, poderíamos acrescentar a linha “valid users = Pedro” nesta seção.
Figura 7 - Exemplo de seção para compartilhar uma pastaVocê pode criar quantas seções dessas desejar. Ou seja, podem existir várias seções para compartilhar pastas adicionais.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados