Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
A seção [global] é a única que não cria nenhum compartilhamento, mas ela é a mais importante, pois é nela que são definidos todos os parâmetros relacionados à configuração do servidor (com exceção da criação das pastas compartilhadas propriamente ditas).
Realmente, as coisas teriam ficado mais claras se tivessem sido criados dois arquivos para configurar o samba. Um teria apenas os parâmetros que você define nessa seção global, já que eles configuram a parte do servidor que não tem nada a ver com compartilhamento, e outro arquivo teria o conteúdo das demais seções, que definem os compartilhamentos. Entretanto, desse modo você teria dois arquivos para configurar! Por isso, tudo foi colocado nesse único arquivo chamado smb.conf.
[global]
workgroup = Metropole
server string = Servidor Samba
netbios name = redes
preserve case = no
default case = lower
unix charset = iso8859-1
display charset = cp850
username map = /etc/samba/smbusers
dns proxy = no
os level = 100
time server = yes
wins support = true
log file = /var/log/samba/log.%m
admin users= @"Domain Admins"
domain admin users = root
encrypt passwords = true
passdb backend = tdbsam
obey pam restrictions = yes
passwd program = /usr/bin/passwd %u
passwd chat = *Enter\snew\sUNIX\spassword:* %n\n
*Retype\snew\sUNIX\spassword:* %n\n *password\supdated\ssuccessfully* .
domain logons = yes
preferred master = yes
domain master = yes
local master = Yes
security = users
logon script = %U.bat
# logon path = \\%L\profiles\%U
# logon home = \\%N\%U\.profiles
debug level = 3
null password = no
O arquivo mostrado na Figura 3 cria um servidor de autenticação para um domínio chamado Metropole. Como você pode ver, você precisa alterar pouca coisa no arquivo que vem com o Samba (basta alterar as linhas em negrito). Basicamente, você vai alterar os três primeiros parâmetros para indicar o nome do domínio e do servidor. Os parâmetros domain logons, preferred master, domain máster, e local master, devem ter o valor Yes, e security o valor user, sempre que a máquina Samba estiver sendo configurada para ser o servidor de domínio (autenticação) da rede.
Se desejar que a máquina Samba apenas compartilhe pastas, mas não seja um servidor de autenticação, altere na seção [global] as linhas mostradas na Figura 4 para os valores indicados e mantenha os valores padrão para as demais linhas dessa sessão. Observe que “security = share” significa que as pastas serão compartilhadas apenas através de uma senha, que será definida na seção que compartilha cada pasta.
workgroup = Metropole
domain logons = no
preferred master = no
domain master = no
local master = no
security = share
Quando um parâmetro não aparecer no arquivo de configuração é porque está sendo usado o valor padrão para aquele parâmetro.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados