Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Agora que os usuários já estão criados e já existe uma conta para a máquina que pretende acessar o servidor Samba, basta inserir a máquina no domínio.
Agora se deve acessar como administrador a máquina cliente Windows que se pretende inserir no domínio. Portanto, faça o login no Windows como usuário “Administrador” e depois clique com o Botão direito em Meu Computador. Depois clique em Propriedades. Ou então clique em Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema. Agora vá a Propriedades do Sistema, conforme mostrado na Figura 8, e clique em Alterar.
Irá aparecer a tela mostrada na Figura 9. Em Domínio, digite o domínio definido no parâmetro workgroup do arquivo smb.conf. No exemplo que utilizamos nesta aula, esse valor foi Metropole. Após clicar no botão Ok, entre com o usuário e a senha que você criou para inserir as máquinas no domínio, conforme explicado na seção “Criando uma conta de máquina”. O usuário que utilizamos como exemplo, naquela seção foi root.
Se tudo der certo irá aparecer a tela mostrada na Figura 10, indicando que a máquina entra no domínio. Caso a máquina não consiga entrar o domínio, execute o comando mostrado a seguir no servidor Samba e tente inserir a máquina novamente no domínio, refazendo as tarefas mostradas nas Figuras 8 e 9.
Uma vez que a máquina cliente Windows tenha conseguido entrar no domínio, na sua tela de logon aparecerá o nome do novo domínio. Basta selecioná-lo e informar o nome do usuário e a senha criados no servidor Samba. A Figura 11 mostra o usuário alunoA se autenticando no domínio Metropole.
Após clicar no botão OK seria efetuada a autenticação no servidor Samba e se a senha estivesse correta, o acesso à máquina seria liberado. O mapeamento para a pasta do usuário no servidor seria feito e ele apareceria como uma letra de drive na máquina local.
Veja aqui a explicação em vídeo sobre a administração de um servidor Samba.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados