Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 01 - Terminal Remoto

Terminal remoto em modo gráfico

Apesar de o ssh ser bastante útil, muitas vezes, você pode desejar conectar na máquina remota e usar o ambiente gráfico daquela máquina. Isso acontece principalmente quando você deseja conectar em uma máquina Windows, mas também pode ser o caso quando você deseja usar aplicações em uma máquina remota Linux que precisem do modo gráfico.

Como dissemos anteriormente, o ssh, além de uma aplicação, é também um protocolo. Isso acontece com qualquer aplicação de terminal remoto. Ou seja, sempre é necessário que a aplicação cliente e a aplicação servidora “usem a mesma linguagem” para se comunicarem, pois elas precisam saber como transmitir as informações entre si. Usando termos mais técnicos, elas devem usar o mesmo protocolo. Além do ssh, existem vários outros protocolos para a finalidade de terminal remoto e, consequentemente, várias aplicações que utilizam esses protocolos. O importante é lembrar que a aplicação cliente e a aplicação servidora (a aplicação instalada na máquina que você deseja conectar) devem utilizar o mesmo protocolo.

A maioria dos sistemas operacionais já vem com uma aplicação servidora de terminal remoto instalada.

 

Terminal remoto em modo gráfico no Windows

Nos sistemas operacionais Windows, a aplicação servidora que citamos anteriormente já vem instalada e utiliza um protocolo chamado RDP (Remote Desktop Protocol, Protocolo de Desktop Remoto). Portanto, para conectar em uma máquina Windows, tudo que se é necessário fazer é utilizar uma aplicação cliente na máquina de onde você deseja conectar que também utilize o protocolo RDP. Felizmente, tanto o Windows, quanto a maioria das distribuições Linux, já vêm com essa aplicação instalada. No Windows, ao invés de usar o termo “Terminal Remoto”, utiliza-se o termo “Área de Trabalho Remota”. Veremos inicialmente como conectar em uma máquina Windows a partir de outro Windows, e, depois, como conectar a partir de uma máquina Linux.

  1. Conectando em uma máquina Windows a partir de outro Windows

Na Figura 9 e na Figura 10, vemos como acessar a Conexão de Área de Trabalho Remota no Windows Xp e no Windows 7. Você pode notar que os passos são os mesmos para qualquer Windows: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Conexão de Área de Trabalho Remota.

 

Outra forma de fazer a busca pela Conexão de Área de Trabalho Remota, conforme mostrado na Figura 11, é digitar conexão em Pesquisar programas e arquivos, ou ainda com a junção das teclas (+R) e digitar mstsc.exe.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados