Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 01 - Terminal Remoto

Terminal remoto em modo texto

Como essa foi a primeira vez que o usuário aluno conectou na Maquina-A, é mostrada uma mensagem dizendo que a autenticidade da máquina não pode ser comprovada (The authenticity of the host ’10.1.1.1 (10.1.1.1)’ can’t be established). Na disciplina de Segurança em Redes, que você estudará mais à frente neste curso, você aprenderá sobre as características de segurança do ssh e sobre o que essa mensagem realmente significa. Por enquanto, isso não é importante, então vamos nos concentrar apenas na forma de usar o ssh e na sua funcionalidade. Portanto, basta responder Yes a essa pergunta. Será, então, pedida a senha do usuário aluno na Maquina-A. Na próxima vez em que o usuário aluno conectar nessa máquina, essa pergunta não será feita novamente. Após digitar a senha (que não é mostrada na tela enquanto você digita), o usuário aluno estará conectado na Maquina-A, conforme mostrado na Figura 5.

A Figura 5 ilustra uma grande quantidade de texto entre a linha onde o usuário aluno digitou sua senha e a última linha da tela onde aparece “aluno@Maquina-A:~$”. Todo esse texto é apenas informação sobre a máquina na qual o usuário acaba de conectar, então você não precisa se preocupar com ele. Na verdade, o texto que aparece depende de cada máquina.

Muitas vezes não é mostrado texto algum. A última linha mostra que o usuário aluno está realmente conectado na Maquina-A. Assim, qualquer comando digitado a partir desse momento vai ser executado na Maquina-A. Na Figura 6, vemos um exemplo disso: o usuário aluno digitou o comando ifconfig eth0 para ver a configuração da placa de rede eth0. Veja que o endereço IP mostrado é 10.1.1.1, que é o endereço da Maquina-A.

Quando o usuário aluno desejar encerrar sua sessão na Maquina-A, ou seja, quando desejar desconectar e voltar a trabalhar na máquina de origem, no caso, a Maquina-B, basta digitar exit. A Figura 7 mostra o que aparece após a digitação desse comando. A primeira linha indica que a conexão com a máquina 10.1.1.1 foi fechada, e a segunda linha mostra que agora o usuário está trabalhando no computador Maquina-B.

Como um último comentário sobre o ssh, vale lembrar que, em um ambiente de janelas, é muito fácil acessarmos vários computadores remotos simultaneamente. Basta abrirmos várias janelas e executarmos o ssh a partir deles. Esse procedimento é muito comum para pessoas que trabalham administrando vários servidores em uma rede. A Figura 8 mostra a tela de uma máquina (Maquina-C), na qual temos três janelas de terminal abertas, e em duas delas foram realizados ssh para computadores remotos. Na janela superior esquerda, foi realizado ssh para Maquina-A; na janela superior direita, foi realizado ssh para Maquina-B; e, na janela inferior, o terminal está aberto no computador local (Maquina-C).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados