Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Podemos dizer que um ambiente gráfico é composto por três partes:
Na Figura 1, podemos ver um ambiente de trabalho bem simples, onde é utilizado o gerenciador de janelas blackbox. Veja que neste ambiente não existem barras de ferramentas com botões ou menus. Na verdade, o menu pode ser ativado clicando com o botão direito do mouse, mas o número de aplicações pré-instaladas é mínimo.
Na Figura 2, mostramos o ambiente de trabalho que vem instalado no Ubuntu, onde é utilizado o gerenciador de janelas Metacity. Veja que já existe uma barra de tarefas, com botões e alguns menus (Aplicativos, Locais e Sistema).
No sistema operacional das máquinas virtuais que preparamos para você, estamos utilizando o gerenciador de janelas Blackbox, que foi mostrado na Figura 1, por ser um gerenciador muito leve e simples, ou seja, ele consome poucos recursos da máquina virtual. Você pode observar que, embora nosso sistema operacional seja o Ubuntu, ele não possui os menus e aplicativos disponíveis numa instalação de Ubuntu normal. Isso acontece porque nós não instalamos nenhum ambiente desktop - usamos apenas o servidor gráfico e o gerenciador de janelas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados