Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Apesar de o computador remoto que queremos acessar ter um ambiente gráfico instalado, é muito comum querermos fazer o acesso usando apenas o modo texto. Isso ocorre principalmente quando essa máquina é Linux. Isso porque acessar um computador remoto em modo texto normalmente é bem mais rápido do que utilizar o modo gráfico, descrito na próxima sessão, pois a quantidade de informações transmitidas pela rede será bem menor.
No Linux, a aplicação mais utilizada para essa finalidade é o ssh (Secure Shell ― Shell Seguro). Naturalmente, existe o programa ssh servidor, que deve estar instalado e executando na máquina que você deseja conectar (que chamaremos de servidor), e o ssh cliente, que é o programa que você vai utilizar localmente para conectar no computador remoto (servidor). Como o ssh, além de um programa, na verdade também é um protocolo, existem programas cliente ssh para Windows, como é o caso do Putty. Isso permite que você acesse um servidor Linux a partir de uma máquina Windows.
Conforme mostrado na Figura 3, utilize o comando apt-get install openssh-server para instalar o programa ssh que funciona como servidor no Ubuntu. Veja que é sugerida a instalação de outros pacotes, mas eles não são necessários, basta apertar a tecla S.
O arquivo de configuração do servidor ssh se chama sshd_config e está na pasta /etc/ssh, mas normalmente você não precisa alterar nada nele.
Para conectar no servidor mostrado na Figura 3 (Maquina-A), supondo que o endereço IP dele é 10.1.1.1, basta digitar ssh usuário@10.1.1.1, em que usuário é o nome do usuário com quem você deseja se conectar. Caso esse usuário seja o mesmo que você está logado na máquina cliente, bastaria digitar ssh 10.1.1.1. Na Figura 4, vemos o usuário aluno da Maquina-B fazendo um ssh para a Maquina-A. Uma vez que ele pretende conectar na Maquina-A também com o usuário aluno, não foi necessário informar o nome do usuário.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados