Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Atualmente, é muito comum utilizarmos computadores localizados em vários lugares diferentes. Ou seja, você pode usar um computador em casa, usar outro na biblioteca de sua escola, outro em uma Lan House, entre outros lugares. Para quem trabalha diretamente na área de informática, isso é ainda mais comum. Pense por exemplo, em um administrador de redes que é o responsável pelo servidor web, servidor de e-mail e servidor de arquivos de uma empresa.
Ele tem que gerenciar todos esses computadores. Tal situação faz com que muitas vezes você precise acessar um determinado computador que não está no mesmo lugar que você. Portanto, não tem como você sentar na frente do computador e utilizar diretamente seu teclado, mouse, e ver sua tela.
Para resolver esse problema, foi criado um tipo de programa chamado Terminal Remoto, que permite a você utilizar um computador sem estar fisicamente na frente dele. Lembre-se de como eram as coisas na época dos mainframes: naquela época, quando surgiram os sistemas de tempo compartilhado e existia um grande computador na empresa, os usuários acessavam esse computador usando um terminal composto por um teclado e uma tela.
Esses terminais eram chamados de “terminais burros”, pois tudo que faziam era capturar o que o usuário digitava e enviar os comandos para o computador de grande porte, além de receber o que o computador de grande porte enviava e mostrar na tela do usuário. Um programa de terminal remoto faz exatamente isso.
Para utilizarmos esse serviço de terminal remoto, são necessárias duas aplicações. Uma, que é executada no lado do computador remoto que queremos acessar, e outra, na máquina que estamos utilizando fisicamente.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados