Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Após o usuário aluno informar a senha e conectar na Maquina-A, a qualquer momento ele pode executar uma aplicação que precise da interface gráfica. Por exemplo, ele pode executar a calculadora com o comando xcalc, e ela será mostrada na tela da Maquina-B, conforme podemos ver na Figura 20.
Veja que na Figura 20 temos três aplicações abertas na Maquina-B. Algumas são aplicações locais, como é o caso do editor de texto gedit e do Shell, utilizado para conectar na Maquina-A; mas a calculadora é uma aplicação remota que está sendo executada na Maquina-B.
Observe que este esquema de acesso (modo gráfico no Linux) é diferente dos esquemas mostrados na sessão “Terminal em Modo Gráfico no Windows [2.2.1]”. Lá, o usuário da máquina cliente “capturava” toda a tela da máquina remota. No esquema apresentado nesta sessão, o usuário “captura” apenas a janela da aplicação remota. Podemos dizer que nenhum deles é melhor que o outro. Isso vai depender do uso que você pretende fazer na máquina remota.
Fique sabendo que existem implementações do servidor X para Windows. Veja, por exemplo, http://sourceforge.net/projects/xming/files. Portanto, você pode instalar o servidor X no Windows e utilizar o Putty (cliente ssh para Windows) para conectar em uma máquina Linux. Com isso, você teria uma aplicação Linux na sua tela Windows.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados