Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 01 - Terminal Remoto

Terminal remoto em modo gráfico no Linux

Existem várias formas de conectar em um servidor Linux para executar aplicações que requerem o modo gráfico, uma delas, que é bem interessante, será apresentada nesta sessão.

Você se lembra que no início desta aula falamos que o ambiente gráfico do Linux era composto por três componentes (servidor X, gerenciador de janelas, e o ambiente de trabalho) e que era o servidor X o responsável por controlar o hardware que mostra as imagens na tela? Pois bem, uma coisa de que ainda não falamos é que o servidor X pode estar em uma máquina diferente da máquina onde a aplicação está executando. Isso é até um pouco confuso, mas significa que você pode executar uma aplicação em uma máquina e ela ser mostrada em outra (onde está o servidor X).

Vamos explicar com mais calma. Quando utilizamos o ssh para conectar em uma máquina remota em modo texto, podemos executar programas na máquina remota; mas, a princípio, esses programas devem ser apenas em modo texto, pois não temos uma interface gráfica executando. Se o usuário aluno da Maquina-B realizar um ssh para Maquina-A e tentar executar, por exemplo, a calculadora, será mostrada uma mensagem de erro, como a que aparece na Figura 17.

Podemos resolver o problema acima dizendo à máquina onde a calculadora está sendo executada que envie as imagens a serem exibidas para o servidor X que está executando na Maquina-B, ou seja, na máquina de onde o usuário realizou o ssh. A Figura 18 mostra um esquema de como seria essa utilização, e a Figura 19 mostra esse mesmo esquema utilizado com computadores reais.

Para esse esquema funcionar, o servidor ssh da Máquina-A deve estar com a opção de redirecionamento do protocolo X11 (que é o protocolo usado pelo Linux para as sessões gráficas) habilitada. Para isso, basta que a linha “X11Forwarding Yes” exista no arquivo, que se chama sshd_config e está localizado na pasta /etc/ssh. Normalmente, essa opção vem habilitada por padrão.

Além disso, quando o cliente for realizar o ssh, ele deve utilizar o flag –X (o X é maiúsculo) para dizer que quer utilizar o redirecionamento do X11. A Figura 19 mostra o comando.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados