Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 04 - Infraestrutura de suporte aos cabos

Material e componentes

Os cabos de redes precisam ser protegidos, caso já não tenham sido fabricados com estruturas de proteção. Assim, é necessário que tais cabos sejam instalados ou lançados, sob uma estrutura que os proteja.

Tal estrutura, chamada genericamente de estruturas de passagens ou caminhos de passagens, também precisa prover organização e mecanismos de controle sobre os trechos de cabos ali contidos.

Para conduzir e abrigar os cabos de uso interno (indoor) tipo par trançado ou até mesmo fibra ótica tight, podemos optar por canaletas, eletrodutos ou eletrocalhas. Também é possível utilizar colunas e colunetes, mas esses costumam ficar localizados em trechos muito específicos ou em terminações de cabos secundários.

Normas internacionais contemplam canaletas feitas de PVC, plásticos especiais, alumínio e alguns metais ferrosos como aço galvanizado e até mesmo aço inox.

O emprego de canaletas metálicas requer mais experiência e conhecimento técnico, isso será abordado ao longo do curso, pois é necessário que cada trecho de canaleta metálica esteja devidamente aterrado.

Por enquanto, para redes locais (LAN) internas, indicaremos uma canaleta que se encontra em qualquer boa loja de material elétrico, a um custo bem acessível, a Sistema X Pial Legrand (http://www.piallegrand.com.br) de 50 x 20 x 2100 mm com dois septos ou separadores internos (Figura 1).

As canaletas da linha Sistema X já podem ser consideradas de design ultrapassado, mas continuam funcionais e estão com custo bastante acessível.

Existem outros fabricantes e modelos que oferecem excelentes produtos, tais como Panduit, Dutotec, Autoplast, Hellermann Tyton, MultiWay e a própria Pial Legrand.

Nessa canaleta, poderemos lançar até 6 cabos UTP Categoria 5e com "conforto", mas somente três cabos FTP (Foil Twisted Pair) ou três cabos UTP de Categoria 6. Resumidamente, se o diâmetro externo do cabo for de até 5 mm, o cabo caberá bem nos respectivos espaços.

É recomendável não empregar canaletas cujos setores sejam inferiores a 30 x 30 mm ou 50 x 20 mm, como, por exemplo, aquelas de 20 x 10 mm que tanto estamos acostumados a ver em redes de pequeno porte. Na prática, se a área interna for da ordem de 90 mm2 ou superior, poderemos usar a referida canaleta. Isso também vale para os eletrodutos.

Na Figura 1, observamos a nossa canaleta. Note os dois septos separadores dividindo a canaleta em três seções distintas.

Canaleta Sistema X, da Pial Legrand, na medida 50 x 20 x 2100 mm

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados