Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 04 - Infraestrutura de suporte aos cabos

Conectorizações e crimpagens

Vamos separar esse assunto em duas partes: na primeira, vamos tratar dos plugues ou conectores machos (jacks) e, na segunda, das tomadas de telecomunicações, que são as fêmeas.

Plugues (jacks)

Usaremos dois tipos de um mesmo conector, o conhecidíssimo RJ45 em suas versões para cabos com condutores sólidos e condutores retorcidos ou flexíveis. Mas já existe no mercado o RJ45 universal que se adéqua muito bem aos cabos de condutores sólidos (rígidos) e também retorcidos (flexíveis).

O RJ45 (termo mais comum) também é conhecido como WEW8 ou CM8V (conector modular de 8 vias). Ele é fabricado com uma resina de policarbonato que lembra muito o acrílico, mas é mais resistente. Essa resina integra o que se poderia chamar de chassi do plugue e inserido nesse chassi existem 8 pequenas peças metálicas que são os condutores elétricos.

A liga metálica desses condutores elétricos, normalmente, é composta de bronze fosfatado com coberturas de ouro (1,27 µm) e níquel (2,54 µm). Isso impede que os contatos oxidem com facilidade. Esses condutores em específico têm que suportar uma frequência de operação de 100 MHz em Categoria 5e e 250MHz em Categoria 6. Poucas pessoas conhecem as diferenças (Quadro 1) e menos ainda usam corretamente os tipos de plugue RJ45, por isso, compre sempre os plugues universais, que utilizam a estrutura externa dos plugues para cabos flexíveis.

Existem tipos variados de plugues RJ45.  Para cada categoria de cabos, temos um plugue diferente, ou seja, o RJ45 para Categoria 5e é diferente daquele para categoria 6.

Pode-se empregar plugues para Categoria 6 em sistemas de cabos Categoria 5e, o contrário, embora seja possível na prática, não é aconselhável e nem tolerado.

RJ45 macho para condutor sólido RJ45 macho para condutor flexível
Aceita condutores de bitolas 24, 26 e 28 AWG Aceita condutores de bitolas 24 AWG
Menor altura interna para inserção do cabo de menor diâmetro externo Maior altura interna para inserção do cabo de maior diâmetro externo
Peças metálicas com três projeções internas defasadas longitudinalmente Peças metálicas com duas projeções internas alinhadas longitudinalmente
A peça metálica prensa o condutor pelas extremidades A peça mxetálica prensa o condutor pelo centro
Quadro 1 – Principais diferenças entre subtipos de plugues RJ45 para condutores sólidos e flexíveis

 

Nunca empregue um cabo com condutores rígidos em um conector RJ45 para cabos com condutores flexíveis, porque no momento da crimpagem as peças metálicas do conector não conseguirão "penetrar" no cabo rígido, como acontece no flexível, resvalando, então, para um dos lados.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados