Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 04 - Infraestrutura de suporte aos cabos

Cabos em eletrodutos - pt.2

Sempre desprezaremos a parte decimal. Então, nos restaram 30 cabos.

Já tentou colocar 30 cabos dentro de um eletroduto de 1"?

Você nunca conseguirá, pois temos até aqui uma situação meramente matemática. Agora sim, vamos ficar com apenas 40% desse valor, multiplicando 30 por 0,4, o que resulta em 12 cabos.

Lembre-se de que nossa margem de segurança proposta é de 30%, por isso, utilizaremos apenas 8 cabos em um eletroduto de 1" de diâmetro.

E agora, consegue passar 8 cabos em um eletroduto de 1" de diâmetro? Muito mais fácil.

As dicas práticas mencionadas no tópico anterior também valem para os eletrodutos. A única diferença é que, agora, será necessário fazer uma preparação na extremidade do cabo a ser lançado.

  1. Trance de 20 a 25 cm (08 a 10 polegadas) da ponta do cabo, voltando sobre ele mesmo, formando uma alça.
  2. Proteja a parte trançada com uma fita adesiva bem resistente, como fita isolante, "power tape" etc. Não utilize fitas a base de papel ou crepe.
  3. Fixe a alça no suporte do passa cabos. Se esse tiver um suporte muito estreito, utilize um fio de nylon de 0,9 mm de diâmetro para prendê-lo ao cabo.
  4. Inicie o lançamento pela guia de cabos. Assim que ela "surgir do outro lado", puxe por ela, sem solavancos e com cuidado.

O trecho de cabo utilizado para fazer a alça será descartado.

Exatamente, meça 10 cm do final da alça sobre o cabo útil, corte e jogue no lixo. Esse trecho de cabo em que foi feita a alça não será mais utilizado.

Se houver a necessidade de correr os cabos próximos ao teto ou sobre vãos livres, será necessário empregar calhas de teto e seus conjuntos de fixação e organização.

Enquanto durar essa fase de lançamento dos cabos, devemos nos preocupar com mais dois itens muito importantes no cabeamento estruturado: a identificação provisória e a sobra de cabos (cable slack).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados