Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 01 - Organização da Manutenção

Determinar níveis de recurso do serviço

Este processo implica em determinar com quantos recursos e em quanto tempo um ou mais serviços podem ser executados. É muito usado no planejamento de paradas e denomina-se nivelamento de recursos. Consiste em calcular, dado um determinado nível de recursos, em quanto tempo o serviço poderá ser executado ou, alternativamente, dado o tempo, qual a quantidade mínima de recursos necessários. Existem sistemas que determinam o nível de recursos (ou histograma de recursos) também na programação de serviços rotineiros. Outros sistemas executam apenas a programação mecanizada de serviços em função de recursos definidos.

  • Orçar serviços

    Um processo útil à manutenção é orçar os serviços sem maiores dificuldades. A viabilização deste processo por computador só é possível se as tabelas de recursos (humanos e de máquinas) estiverem atualizadas ou podendo levantar rapidamente os custos unitários. As tabelas de materiais, bem como os custos de execução por terceiros também devem poder ser atualizadas rapidamente. Também não se deve esquecer dos custos "indiretos" que são os da folha das chefias, do staff técnico e administrativo que somam-se aos custos diretos dos serviços.

     Existem os custos diretos e indiretos

d) Gerenciar recursos

Este processo é o que controla os recursos humanos disponíveis para a execução dos serviços: quantas pessoas estão disponíveis e onde elas se encontram tanto na empresa como no mercado de trabalho. Significa também controlar quem está afastado e por que motivos, além do controle da quantidade e especialização de equipes contratadas. Esse processo controla também a ferramentaria e máquinas disponíveis para a manutenção.

Já o controle de materiais é objeto de outro processo, denominado "Administrar Estoques". Este processo é especialmente importante quando se utiliza sistemas que façam a programação mecanizada de serviços, pois a mesma depende da exatidão da tabela de recursos disponíveis.

e) Programar serviços

É a definição das tarefas dos serviços que serão executadas no dia seguinte, em função da disponibilidade de recursos e da facilidade de liberação dos equipamentos. Como os serviços têm prioridades por sua importância no processo, essa prioridade deverá ser respeitada: A = Emergência, B = Urgência, C = Normal operacional, D = Normal não operacional. Cabe lembrar que muitos serviços poderão ter data marcada para sua execução, e outros não poderão ser programados por impedimentos (ou bloqueios) diversos (falta material, faltam ferramentas, necessita de mais planejamento, não pode liberar). Esta teoria é a adotada pelos programas que determinam a programação mecanizada de serviços.

Existem os programas que não calculam a programação mecanizada, mas fornecem subsídios para o usuário montar rapidamente uma programação de boa qualidade. Eles fornecem tabelas com os serviços classificados em ordem decrescente de prioridade, e o usuário rapidamente assinala quais serviços serão feitos no dia seguinte. Caso o usuário assinale mais serviços do que os recursos disponíveis, o sistema emite um alerta. Outros sistemas simplesmente não fazem nada relativo a este processo. O usuário marca o dia que deseja para que os serviços sejam programados, e, chegado o dia, o sistema simplesmente lista estes serviços. Se o usuário programou mais serviços do que a disponibilidade de recursos, na hora de executá-los, descobrirá que muitos não foram iniciados por absoluta falta de recursos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados