Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 01 - Organização da Manutenção

Definir interdependências entre tarefas

Para administrar serviços muito grandes, você tem de dividi-los em uma série de tarefas que serão realizadas em uma sequência lógica. Assim, é por isto que existem as etapas que são realizadas primeiro e isso resulta numa interdependência de tarefas. Para entender melhor, vejamos as vinculações entre as tarefas:

  • Término – Início – Uma tarefa só se inicia quando a outra é concluída.
  • Início – Início – Uma tarefa só pode iniciar quando a outra vinculada a ela também inicia.
  • Término – Início/retardo – Uma tarefa só se inicia após um intervalo de tempo “X” em que a outra terminou, ou também, “X” intervalos de tempo antes da outra terminar.
  • Início – Início/retardado – Uma tarefa só se inicia após ter decorrido “X” intervalos de tempo do início da outra tarefa.

Os sistemas que gerenciam os serviços do dia a dia, normalmente, usam apenas a vinculação término-início. Já os mais modernos sistemas de gerência de serviços de parada (e/ou projetos) usam os 4 tipos de vinculação citados.

Trazendo a manutenção para sua realidade do seu dia a dia, quando sua mãe manda você arrumar aquela bagunça que é seu quarto, qual o tipo de vinculação entre as tarefas que você executa?

 Toda atividade tem uma ordem lógica

Naturalmente, estruturas simples de manutenção, nas quais há poucos serviços complexos, podem conviver sem necessidade de definir interdependência entre tarefas. A interdependência entre tarefas já está, como experiência de trabalho, na cabeça dos executantes.

  • Microplanejar tarefas Microplanejar tarefas é registrar com antecedência em um sistema mecanizado os materiais que serão utilizados no serviço, as ferramentas, os recursos humanos, duração estimada, detalhar instruções, associar procedimentos. Para usar essas facilidades, o sistema deverá dispor de um módulo de material (ou uma interface com um sistema externo de materiais), um banco de procedimentos (separados por categoria de serviços ou classe de equipamentos para facilitar a pesquisa), algum cadastro de ferramentas e possibilidade de associar às tarefas um texto livre (para instruções) que possa ser listado junto com os serviços programados.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados