Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 01 - Organização da Manutenção

Uma breve visão de uma manutenção

Para que você tenha uma ideia de como funciona uma manutenção, observe na Figura 4. Nela, você pode verificar as ligações entre as diversas atividades que compõem uma manutenção nos dias de hoje. Veja que a manutenção não se resume apenas a uma pequena equipe que faz o conserto das máquinas e dos equipamentos.

Visão esquemática de uma manutenção. Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN.

Vamos então a uma descrição resumida das ações de uma manutenção mostradas na Figura 4.

a) Gerenciar equipamentos

É uma gerencia geral que inclui todo tipo de equipamento da empresa incluindo até as ferramentas de conserto desses equipamentos. Existem softwares que facilitam essa gerência. Uma gerência de equipamentos provoca o planejamento de serviços que serão executados nos equipamentos e máquinas. Para a realização de suas funções, essa gerência tem de se ligar à administração de estoques de peças e ferramentas.

b) Tratar solicitações de serviços

Consiste em atender as solicitações que chegam à manutenção, vindas de qualquer área da empresa e que podem ser desde uma manutenção preventiva até um conserto, passando por inspeções e consultorias, avaliações etc... As manutenções programadas também podem ser tratadas como solicitações de serviços. Existem softwares de gerência de atendimento as solicitações de serviço.

c) Planejar serviços

Um serviço é um conjunto de atividades inter-relacionadas, de custos controlados, com um objetivo bem definido e que trará um benefício. Você perderia tempo planejando pequenos serviços? Eu também não, porque são imediatos e não necessitam de planejamento. Por outro lado, uma parada de uma empresa para manutenção é outra coisa. O que você acha? (Figura 5)

Importância do planejamento para uma parada para manutenção
  • Definir as tarefas de um serviço

    Como você pode ver, a menor unidade de um serviço é uma tarefa e que em alguns softwares são chamadas de item ou etapa. Uma tarefa é uma atividade executada por uma mesma equipe em um intervalo de tempo e com início e fim bem definido. Nos softwares que planejam as paradas, todos têm as tarefas como a menor parte de um serviço que são geradas a partir de itens de serviços padrões. Uma tarefa pode ser tão simples quanto apertar um parafuso. Nas antigas linhas de montagens das fábricas, chegava-se a níveis de tarefas tão simples que se tornavam tediosas. Hoje em dia, graças ao nível de automação, os humanos não fazem mais tarefas tão simplórias e tediosas.

     O nível de especialização criam as tarefas simples e repetitivas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados