Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 07 - Acionamento eletrônico de motores elétricos

2.5 Parametrização

A parametrização das chaves fabricadas pela WEG é dividida em quatro grupos de parâmetros, no entanto, há outros fabricantes que fazem essa separação de forma diferente. Mesmo que o fabricante não tenha seguido essa metodologia da WEG, se você compreender como a chave é configurada no modo da WEG, terá capacidade para fazer a parametrização para qualquer outro tipo de Soft-Starter disponível no mercado.

Os grupos de parâmetros são: Parâmetros de Leituras, de Regulação, de Configuração e do Motor. Eles serão comentados a seguir.

Parâmetros de Leituras

Os parâmetros de Leituras, como seu nome indica, permitem visualizarmos os valores dos dados da operação do motor sem que seja possível modificá-los, podendo apenas serem vistos.

Parâmetros de Regulação

Os parâmetros de Regulação permitem ajustarmos alguns dados da chave que serão úteis para o controle do motor, por exemplo, o tempo de rampa de aceleração e desaceleração e o tempo durante o qual o motor poderá ficar exposto a uma sobrecarga sem ser danificado. Um outro exemplo é a ativação da sequência de fases (R, S e T), que impossibilita colocarmos o motor em operação sem que ele esteja alimentado com essa sequência, a qual iria inverter o sentido de giro do motor.

Parâmetros de Configuração

O grupo de parâmetros de Configuração está relacionado à programação dos relés e às entradas digitais da chave, podendo cada relé ser configurado com uma função diferente. No que diz respeito às entradas digitais, temos normalmente quatro entradas desse tipo, que são programáveis como: resert de erros, erro externo, habilita geral, ligar, desligar, sentido de giro, entre outros.

Parâmetros de do Motor

O grupo de parâmetros do Motor está relacionado aos dados elétricos do motor que devem ser ajustados de acordo com os valores lidos na sua plaqueta.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados