Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
Os bornes de potência fazem parte do inversor e são utilizados para conectar a rede elétrica ao inversor e este ao motor. Os bornes podem assumir tamanhos e configurações diferentes, dependendo do modelo do inversor.
Os modelos de inversores cuja corrente corresponda a até 10 Ampères podem operar em apenas duas fases (operação monofásica) e alimentar um motor trifásico sem redução da corrente nominal. A tensão de alimentação CA, nesse caso, pode ser conectada em dois dos 3 terminais de entrada (R, S e T) e deverá ser conectada aos três bornes (U, V e W) na saída para o motor. A representação dos bornes de potência do inversor é vista na Figura 18.
As conexões do sinal de controle do inversor, que abrangem as entradas digitais, as entradas e saídas analógicas e o controle dos três relés, são feitas no cartão eletrônico de controle, o qual apresenta duas barras de conectores divididos em dois barramentos.
O barramento denominado “XC1” contém os bornes dos sinais digitais e analógicos, e o barramento “XC1A” contém os bornes dos três relés, como vemos na Figura 19.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados