Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 07 - Acionamento eletrônico de motores elétricos

3.3.1 Bornes de potência

Os bornes de potência fazem parte do inversor e são utilizados para conectar a rede elétrica ao inversor e este ao motor. Os bornes podem assumir tamanhos e configurações diferentes, dependendo do modelo do inversor.

Os modelos de inversores cuja corrente corresponda a até 10 Ampères podem operar em apenas duas fases (operação monofásica) e alimentar um motor trifásico sem redução da corrente nominal. A tensão de alimentação CA, nesse caso, pode ser conectada em dois dos 3 terminais de entrada (R, S e T) e deverá ser conectada aos três bornes (U, V e W) na saída para o motor. A representação dos bornes de potência do inversor é vista na Figura 18.

Detalhe dos bornes de potência do inversor.

3.3.2 Conexões de sinais de controle

As conexões do sinal de controle do inversor, que abrangem as entradas digitais, as entradas e saídas analógicas e o controle dos três relés, são feitas no cartão eletrônico de controle, o qual apresenta duas barras de conectores divididos em dois barramentos.

O barramento denominado “XC1” contém os bornes dos sinais digitais e analógicos, e o barramento “XC1A” contém os bornes dos três relés, como vemos na Figura 19.

Distribuição dos bornes de sinais e controle inversor WEG.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados