Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 07 - Acionamento eletrônico de motores elétricos

2. Tipos de chaves eletrônicas

Os dois modelos de chaves de estado sólido mais utilizados na indústria são a chave Soft-Starter (Figura 02a) e o Inversor de Frequência (Figura 02b), que serão estudados a seguir.

Figura 02 - Imagens da Soft-starter e do inversor de frequência.
Imagens da Soft-starter e do inversor de frequência.
Fonte: a) ESER. Disponível em: <https://www.eser.com.br/imagens_sistema/220d3e2bcbc0a372ade2be9c9113f24f.jpg>. Acesso em: 27 out. 2017.
b) WEG S.A. Disponível em: <https://static.weg.net/medias/images/h24/he6/WDC_InversorFrequencia_CFW700_1200Wx1200H.jpg>. Acesso em: 27 out. 2017.

2.1 Soft-Starter

As chaves de partida suave utilizadas na partida de motores de corrente alternada já estão consolidadas no mercado. A evolução dos processos e das máquinas criou um ambiente propício ao acionamento suave, controlado e com múltiplos recursos disponibilizados pelo controle digital. Além disso, há uma maior consciência de que nossos recursos exigem conservação cuidadosa, o que faz da Soft-Starter um equipamento sintonizado com o cenário energético atual e colaborador do uso racional de nossas instalações.

A seguir, estudaremos uma chave Soft-Starter fabricada pela WEG. Essa chave foi escolhida como base para o conteúdo desta aula, devido à facilidade de se conseguir material técnico disponível no meio digital. No entanto, outros fabricantes também apresentam equipamentos com características semelhantes.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados