Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
Os dois modelos de chaves de estado sólido mais utilizados na indústria são a chave Soft-Starter (Figura 02a) e o Inversor de Frequência (Figura 02b), que serão estudados a seguir.
As chaves de partida suave utilizadas na partida de motores de corrente alternada já estão consolidadas no mercado. A evolução dos processos e das máquinas criou um ambiente propício ao acionamento suave, controlado e com múltiplos recursos disponibilizados pelo controle digital. Além disso, há uma maior consciência de que nossos recursos exigem conservação cuidadosa, o que faz da Soft-Starter um equipamento sintonizado com o cenário energético atual e colaborador do uso racional de nossas instalações.
A seguir, estudaremos uma chave Soft-Starter fabricada pela WEG. Essa chave foi escolhida como base para o conteúdo desta aula, devido à facilidade de se conseguir material técnico disponível no meio digital. No entanto, outros fabricantes também apresentam equipamentos com características semelhantes.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados