Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 07 - Acionamento eletrônico de motores elétricos

3.3. Instalação de inversores

Os inversores de frequência devem ser, obrigatoriamente, conectados a um condutor de proteção (PE). Esse aterramento deverá seguir rigorosamente as normas locais das concessionárias e da ABNT, a NBR 5410 -2004. É prudente não compartilhar a fiação desse aterramento com outros equipamentos que operem com altas correntes, por exemplo: motores de alta potência, máquinas de solda, etc. Também não devemos utilizar o neutro da rede como proteção. Na Figura 17 temos um exemplo de instalação de inversor.

Esquema de montagem de um inversor, conexão de potência e proteção.

A instalação dos inversores é feita normalmente dentro de painéis com o objetivo de protegê-los contra agentes agressivos, como poeiras e raios solares, contra insetos e, também, contra água. Dessa forma, você deve prever um painel que possibilite o espaço interno para a manutenção e a troca de calor com o meio e, assim, seguir a recomendação dos fabricantes quanto às dimensões dos painéis onde serão instalados os inversores. Essa recomendação relaciona o modelo do inversor às dimensões do painel e à vazão do ar dos ventiladores. Todas essas relações podem ser observadas na Tabela 3.

Dimensões sugeridas de painéis para instalação de inversores

Mesmo seguindo as dimensões da Tabela 3 para o tamanho do painel, ao instalar o inversor dentro de um painel, ele deverá ter no mínimo estas distâncias recomendadas na Tabela 4, entre elas as paredes do painel para não prejudicar a troca de calor.

Espaçamentos recomendados para inversores em painéis.

Após seguir as recomendações para a instalação, passe para a ligação elétrica com a rede que irá alimentá-lo. O valor da tensão desta deverá ser compatível ao da tensão nominal do inversor e, quando a interferência eletromagnética gerada pelo inversor for um problema para outros equipamentos, você deve utilizar fiação blindada ou protegida por conduíte metálico para conexão de saída do inversor para o motor. Nesse caso, conecte a blindagem de cada extremidade ao ponto de aterramento do inversor e à carcaça do motor.

Ao aterrar a carcaça do motor, procure aterrar também o painel e o inversor ao mesmo ponto. Em relação aos cabos de potência do motor, é recomendado passá-los por um caminhamento separados da fiação de sinais e de controle.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados