Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
A hidráulica é a ciência que estuda o comportamento dos fluidos sob pressão. Seu termo deriva do grego e significa “água”. A hidráulica é uma das quatro áreas utilizadas para transmissão de energia, mostradas abaixo:
Para o bom entendimento sobre a transmissão de energia por meio da hidráulica, é necessário recordar alguns conceitos importantes, vejamos:
Qualquer coisa capaz de produzir alteração de movimento em um corpo, sua unidade é o Newton (N).
Força que se opõe ao movimento de um corpo. Exemplos: o atrito e a inércia.
Força causada pelo movimento em um corpo, sua unidade no Sistema Internacional é o Newton*metro (N.m).
É a energia usada para o movimento do corpo em determinado tempo, sua unidade no Sistema Internacional é o Newton*metro por segundo (N.m/s).
Conheceremos a partir de agora outros conceitos, que serão mais específicos para a área da hidráulica. Vejamos a seguir:
A pressão é a força exercida em determinada área. Sua unidade no Sistema Internacional é o Newton/metro ao quadrado (N/m2) (ou Pascal “Pa”), mas é comumente encontrada em instrumentos usados na hidráulica industrial como Kg.f/cm2 (quilograma-força por centímetro quadrado), bar ou psi (libra força por polegada ao quadrado).
$$ P = \frac{F}{A} $$Onde:
$P$ – Pressão – (N/m2);
$F$ – Força, peso vezes a aceleração da gravidade – (N);
$A$ – Área – (m2).
Por exemplo, se tivermos um corpo cilíndrico com uma massa de 1 Kg apoiado sobre a palma da mão, como mostrado na Figura 22, e colocarmos uma agulha entre a palma da mão e o corpo é fácil perceber, após uma análise da imagem, que o corpo apresentará uma maior pressão na palma da mão, pois ele possui a menor área de contato. Essa análise traduz a equação da pressão que relaciona a força por unidade de área.
O conceito de pressão é muito importante para entendermos a transmissão de energia por meio da hidráulica.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados