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O segundo fundamento do eletromagnetismo possibilita o entendimento acerca do funcionamento das máquinas elétricas (transformadores e motores elétricos).
Em 1831, o inglês Michael Faraday criou a teoria de que, se colocarmos uma espira dentro de um campo magnético e a movimentarmos, nos terminais dessa espira surgirá uma tensão induzida e, se o circuito estiver fechado, circulará também uma corrente elétrica induzida.
Assista o vídeo a seguir, no qual aparece uma animação representando o que precisamos conhecer sobre a regra da mão direita, confira!
Fonte: WATANABE, Paulo. 5/6 Indução Eletromagnética. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b-PpUjLZvlY. Acesso em: 15 ago. 2017.
O valor da tensão induzida no condutor que corta o campo magnético depende de diversos fatores: quando se aumenta a VELOCIDADE de corte das linhas do campo magnético pelo condutor, também se aumenta a fem. Quando a INTENSIDADE DO CAMPO MAGNÉTICO aumenta, a fem induzida também aumenta; se o NÚMERO DE ESPIRAS que corta o campo magnético é aumentado, a fem induzida é aumentada novamente.
fem: força não eletrostática capaz de realizar o transporte de carga elétrica de um ponto a outro através de caminhamento; simbolizada pela letra “E”, representa o trabalho por unidade de carga elétrica e está relacionada com o caminho pelo qual essa carga será transportada.
A polaridade da tensão induzida será tal que a corrente resultante criará um campo magnético, o qual reagirá com o campo do ímã e irá se opor ao movimento da bobina. Esse fenômeno ilustra o princípio conhecido como Lei de Lenz. De acordo com essa lei, quando existe indução eletromagnética, o sentido da “fem” induzida é tal que o campo magnético dela resultante se opõe ao movimento produtor da fem, assim como é mostrado na Figura 21.
De acordo com a Lei de Faraday, um fluxo magnético (equivalente ao produto da densidade magnética, ou ao campo magnético vezes a área onde esse campo está inserido) variável com o tempo, enlaçando uma bobina ou um enrolamento, induz nessa bobina uma fem que pode ser obtida a partir da equação:
$$ E = \frac{-N \cdot \Delta \phi}{\Delta t} $$Simplificando, a fem (E) em cada condutor é proporcional à intensidade do fluxo magnético multiplicada pela velocidade do condutor no campo
$$ E \approx fluxo \cdot velocidade $$Relembrando alguns conceitos sobre a polaridade da tensão induzida, sabemos que o sentido da corrente gerada é determinado pelo sentido do movimento relativo entre o campo magnético e o condutor que o corta (Lei de Lenz), como mostra a Figura 21.
Ainda sobre esses conceitos acerca da eletricidade produzida pelo magnetismo, percebemos que:
Para um melhor entendimento sobre os conceitos magnéticos, podemos fazer uma analogia com o circuito elétrico.
| ELETROMAGNETISMO | ELETRICIDADE |
| Força magnetomotriz | Tensão elétrica |
| Intensidade de fluxo magnético | Intensidade de corrente |
| Relutância | Resistência elétrica |
| Permeabilidade | Condutividade |
| Permeância | Condutância |
Assista agora a um outro vídeo interessante, que demonstra alguns conceitos sobre Eletromagnetismo!
Fonte: WATANABE, Paulo. 2/6 Magnetismo e movimento de elétrons. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=axud8v0ThqU. Acesso em: 15 ago. 2017.
Como já vimos toda parte conceitual necessária ao entendimento do princípio de funcionamento dos atuadores elétricos, que tal mostrarmos os conceitos básicos importantes e os princípios físicos que atuam nos atuadores hidráulicos e pneumáticos. Assim, seremos capazes de compreender seu funcionamento, de poder dimensioná-los e de conhecer um pouco sobre sua aplicação na indústria. Vamos lá!
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