Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 05 - Sensores de Vazão – Parte 1

Sensores de vazão

A vazão é uma das grandezas mais utilizadas na indústria, sendo também uma das principais variáveis de processo. Medições de vazão são essenciais em muitas aplicações, tais como: transporte de gás natural comprimido em tubulações (transferência de custódia), medição de gases industriais e combustíveis; sistemas de água e fornecimento de gás para os consumidores domésticos; sistema de irrigação; transporte de sólidos granulados; e uma série de sistemas de controle de processos industriais.

O custo de muitos líquidos e gases é baseado na vazão medida através de um duto, tornando-se necessário medir com precisão e controlar essa taxa de fluxo, permitindo, assim, uma contabilidade mais exata na venda ou transferências desses produtos. Para se ter uma dimensão do quão importante é a medição de vazão no setor comercial, vamos usar o exemplo do Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL), que é uma via de transporte de gás natural entre Brasil e Bolívia e tem uma capacidade de transporte de 30 milhões de metros cúbicos por dia. Considerando-se um custo de venda de U$ 0,50 por metro cúbico, então um erro sistemático de apenas 1% em um medidor de vazão está associado a uma quantia em torno de U$ 150.000 por dia.

Está disponível no mercado uma enorme gama de tecnologias de medição de vazão, cada uma tendo as suas aplicações mais adequadas conforme as condições impostas pelo processo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados