Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
O medidor de vazão tipo bocal possui o mesmo princípio de operação do tubo de Venturi. Além disso, suas estruturas físicas são bastante semelhantes, com a diferença de que o medidor bocal tem um tamanho menor e não possui o cone divergente (ver Figura 10). Devido à ausência dessa seção de saída, esse medidor apresenta uma maior perda de carga em relação ao tubo de Venturi. Já com relação à placa de orifício, o bocal de vazão provoca uma pressão diferencial menor e, consequentemente, uma menor perda de carga nas mesmas condições de temperatura, pressão e vazão.
O bocal de vazão é considerado um medidor de vazão por pressão diferencial de qualidade intermediária entre a placa de orifício e o tubo de Venturi. Seu custo é menor do que os medidores de Venturi e, apesar da qualidade inferior, pode fornecer uma precisão equivalente. A Figura 11 ilustra medidores do tipo bocal disponíveis comercialmente.
Esse tipo de medidor é muito utilizado em aplicações nas quais se deseje determinar a vazão de vapor, líquidos limpos ou sujos (contendo sólidos em suspensão) e com relativa perda de pressão média.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados