Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 05 - Sensores de Vazão – Parte 1

Tubo de Venturi

O princípio básico de funcionamento do tubo de Venturi é semelhante ao da placa de orifício, que é reduzir a área da seção transversal da passagem do escoamento (Figura 8), acarretando um diferencial de pressão e a partir da medição dessa diferença de pressão, determinando o valor da vazão.

A seção de entrada do medidor de Venturi tem o mesmo diâmetro da tubulação e é seguido por um cone convergente. Esse cone é um tubo curto que afunila a partir do tamanho original do tubo até o diâmetro da “garganta” do medidor, que é um pequeno tubo que possui uma seção transversal menor que o da tubulação. Após a “garganta” vem o cone divergente do medidor, que é um tubo cuja seção transversal diverge gradualmente do valor da seção da “garganta” até atingir o tamanho original da tubulação. A Figura 9 mostra o comportamento da pressão e da velocidade do fluido ao passar pelo tubo de Venturi.

a) b)
Figura 8 – (a) Estrutura de um tubo de Venturi; (b) um tubo de Venturi comercial.
Fonte: (a) <link>;
(b) <link>.
Acesso em: 5 abr. 2013.

No entanto, apesar de o tubo de Venturi oferecer melhor precisão e menor perda de carga em relação à placa de orifício – uma vez que apresenta uma restrição mais suave e gradual – eles têm a desvantagem do tamanho e do custo de fabricação.

Comportamento da velocidade e da pressão do fluido no tubo de Venturi.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados