Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula

arrow_back Aula 02 - Entradas do jogador e movimento

Adicionando movimento em um objeto - pt.4

Se não existe nenhum erro no script, o botão Play deve ter ficado azul (indicando que o jogo está rodando) e a primeira coisa que você deve ter notado é o foco da janela ter ido para a aba “Game” e lá ter sido exibida a visualização da câmera. Se ela não estiver muito bem posicionada, interrompa a execução do jogo (clicando novamente em Play), mova a câmera para ter uma perspectiva geral da cena e inicie novamente o jogo (Play). Veja na Figura 12 um exemplo de posição de câmera. Lembre-se de que todo projeto no Unity já vem com uma câmera criada chamada “Main Camera” e ela pode ser acessada na aba Hierarchy.

Figura 12 - Posicionamento da câmera.
Posicionamento da câmera.
Fonte: Captura de tela do Unity.https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 24 de fev de 2017.

Um recurso muito útil do Unity é haver, enquanto você está com a câmera selecionada, uma pequena visualização exibida no canto inferior direito mostrando exatamente como a câmera está “observando” a cena.

Voltando ao movimento do objeto, se você lembrar bem, implementamos a função Update() do nosso script para ela obter repetidamente (uma vez por frame) o valor do eixo horizontal e exibi-lo no Console de Debug. Veja que ao lado da aba Project existe uma outra aba, chamada “Console”. Clique nela para ver se esse valor está aparecendo (Figura 13).

Figura 13 - Aba Console.
Aba Console.
Fonte: Captura de tela do Unity.https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 24 de fev de 2017.

É… Parece que nada está funcionando, pois o Console não mostra nada! Não se preocupe, está tudo sobre controle. Acontece que criamos um script C# no nosso projeto, porém não o associamos a nenhum objeto da cena. Dessa forma, esse script só existe como um Asset, mas não está sendo utilizado na cena atual do jogo. Para corrigir esse problema, adicionaremos o script na nossa esfera.

Atenção

Para realizar qualquer mudança permanente na cena, você DEVE interromper antes a execução do jogo. Se não fizer isso, todas as mudanças realizadas serão perdidas assim que você interromper a execução posteriormente.

Para adicionar o script na esfera, selecione-a no Hierarchy e, no Inspector, localize o botão “Add Component” (deve ser a última opção). Clique nele, escolha a opção “Scripts” e, em seguida, deverá aparecer uma opção chamada “Move Objeto”, referente ao nosso script. Selecione essa opção como mostrado na Figura 14.

Figura 14 - Adicionando um script criado à um objeto.
Adicionando um script criado à um objeto.
Fonte: Captura de tela do Unity.https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 24 de fev de 2017.

Na Figura 15 você vê o script adicionado com sucesso na esfera.

Figura 15 - Script MoveObjeto adicionado com sucesso na esfera.
Script MoveObjeto adicionado com sucesso na esfera.
Fonte: Captura de tela do Unity.https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 24 de fev de 2017.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados