Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula
Se não existe nenhum erro no script, o botão Play deve ter ficado azul (indicando que o jogo está rodando) e a primeira coisa que você deve ter notado é o foco da janela ter ido para a aba “Game” e lá ter sido exibida a visualização da câmera. Se ela não estiver muito bem posicionada, interrompa a execução do jogo (clicando novamente em Play), mova a câmera para ter uma perspectiva geral da cena e inicie novamente o jogo (Play). Veja na Figura 12 um exemplo de posição de câmera. Lembre-se de que todo projeto no Unity já vem com uma câmera criada chamada “Main Camera” e ela pode ser acessada na aba Hierarchy.
Um recurso muito útil do Unity é haver, enquanto você está com a câmera selecionada, uma pequena visualização exibida no canto inferior direito mostrando exatamente como a câmera está “observando” a cena.
Voltando ao movimento do objeto, se você lembrar bem, implementamos a função Update() do nosso script para ela obter repetidamente (uma vez por frame) o valor do eixo horizontal e exibi-lo no Console de Debug. Veja que ao lado da aba Project existe uma outra aba, chamada “Console”. Clique nela para ver se esse valor está aparecendo (Figura 13).
É… Parece que nada está funcionando, pois o Console não mostra nada! Não se preocupe, está tudo sobre controle. Acontece que criamos um script C# no nosso projeto, porém não o associamos a nenhum objeto da cena. Dessa forma, esse script só existe como um Asset, mas não está sendo utilizado na cena atual do jogo. Para corrigir esse problema, adicionaremos o script na nossa esfera.
Para realizar qualquer mudança permanente na cena, você DEVE interromper antes a execução do jogo. Se não fizer isso, todas as mudanças realizadas serão perdidas assim que você interromper a execução posteriormente.
Para adicionar o script na esfera, selecione-a no Hierarchy e, no Inspector, localize o botão “Add Component” (deve ser a última opção). Clique nele, escolha a opção “Scripts” e, em seguida, deverá aparecer uma opção chamada “Move Objeto”, referente ao nosso script. Selecione essa opção como mostrado na Figura 14.
Na Figura 15 você vê o script adicionado com sucesso na esfera.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados