Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula

arrow_back Aula 02 - Entradas do jogador e movimento

Adicionando movimento em um objeto

Existem diversas maneira de se adicionar movimento aos objetos 3D no Unity a partir dos comandos do jogador. Vamos aprender as mais básicas inicialmente, que são comuns à maioria dos jogos.

Com seu projeto criado, adicionaremos um cubo e uma esfera na cena. Veja a Figura 3.

Figura 03 - Esfera e cubo adicionados
Esfera e cubo adicionados
Fonte: Captura de tela do Unity.https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 24 de fev de 2017

Em seguida, utilizaremos as ferramentas estudadas para modificar suas dimensões e posições de modo que o cubo seja transformado em um “piso” para o nosso exemplo. Aproveite e salve sua cena com o nome “Movimento”. Posicione a esfera sobre esse piso como na Figura 4.

Figura 04 - Esfera sobre o piso.
Esfera sobre o piso.
Fonte: Captura de tela do Unity.https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 24 de fev de 2017.

Agora precisamos criar um script C# para podermos adicionar o comportamento de movimento na nossa esfera. Para isso clique em uma região em branco na aba “Project”, que está devidamente com a pasta “Assets” selecionada, e escolha a opção Create->C# Script como na Figura 5.

Figura 05 - Criando um script C#.
Criando um script C#.
Fonte: Captura de tela do Unity.https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 24 de fev de 2017.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados