Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula
Tente novamente iniciar o jogo. Play!
Se tudo der certo, você verá na aba Console uma série de textos nos quais estará escrito “Valor horizontal: 0”, como na Figura 16. Isso significa que o método Update() está sendo chamado corretamente na instância do script o qual está associado à esfera a cada frame, mas o valor lido do eixo horizontal é zero. Claro, não pressionamos nenhuma tecla!
Experimente agora, com o jogo ainda rodando e com a janela do Unity em primeiro plano, mantendo pressionada a tecla “A” do teclado. Observe na Figura 17 o que acontece com o Console.
Que estranho! Os valores lidos serem negativos faz todo sentido, já que a tecla “A” representa uma intenção de movimento para a esquerda. Porém, você faz alguma ideia sobre esses números decimais aparecerem antes do valor -1 e se manterem estáveis? É simples. Lembra do Input Manager e das configurações dos eixos virtuais? Pois bem, por padrão, o Unity configura os eixos com uma certa sensibilidade (Propriedade Sensitivity igual a 3). Isso significa que quando você pressiona a tecla “A” o sistema de entrada “leva” o eixo horizontal do valor neutro (zero) até -1 de maneira gradual, fazendo o movimento nos jogos ser mais suavizado. Se você desejar, pode aumentar ou diminuir o valor da propriedade Sensitivity do eixo Horizontal para ver como ele se comporta. Vamos deixar com esse valor padrão por enquanto.
Da mesma forma que pressionar A leva o valor Horizontal para -1, pressionando D esse valor vai gradualmente para 1, como visto na Figura 18.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados