Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula

arrow_back Aula 14 - Jogo Farm Coins - Parte 1

Personagem em Primeira Pessoa

No Farm Coins, o personagem será controlado em primeira pessoa, ou seja, você não verá o personagem durante o jogo, portanto não é necessário que exista um modelo para ele.

No Unity, já existe um Prefab chamado de FPSController que tem todas as funcionalidades necessárias para controlar um personagem com visão em primeira pessoa. Esse Prefab, inclusive, já possui uma câmera na altura dos olhos do personagem, áudio de passos quando este anda, controle de movimento pelo teclado com as teclas W, A, S ,D e pelo mouse usado a fim de mudar a direção para onde o personagem está olhando, pulo utilizando a tecla espaço, e aumento da velocidade (correr) do personagem segurando a tecla SHIFT enquanto ele anda.

O FPSController está disponível em um pacote chamado de Standard Assets, do Unity, que deve ter sido adicionado no seu computador quando você fez a instalação do Unity. Caso não tenha feito, ele também está disponível na Asset Store gratuitamente, bastando você buscar pelo termo “Standart Assets”. Para importar esse pacote, clique na pasta “Assets” com o botão direito do mouse e escolha a opção Import Package -> Characters. Veja a Figura 31.

Figura 31 - Adicionando o pacote “Characters”.
Adicionando o pacote “Characters”.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 18 de abril de 2017.

Logo depois, será exibida uma janela com os arquivos que serão importados, conforme mostra a Figura 32.

Figura 32 - Importação do pacote “Characters”.
Importação do pacote “Characters”.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 18 de abril de 2017.

Com todos marcados, clique em Import

e aguarde o processo finalizar. Depois da importação, você verá uma nova pasta chamada “Standard Assets” na janela Project. Expanda essa pasta até encontrar a subpasta Standard Assets -> Characters -> FirstPersonCharacter -> Prefabs, como na Figura 33.

Figura 33 - Pasta com o Prefab FPSController.
Pasta com o Prefab FPSController.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 18 de abril de 2017.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados