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arrow_back Aula 04 - Personagem para Animação

1 – Animando os Personagens

Dentro do game, o personagem terá os moldes da arte conceitual, e sua forma de produção deverá considerar a finalidade do projeto. Normalmente, o Design de games 2D pode ser composto por bitmaps ou vetores. Vamos entender qual a diferença entre eles?

Mais umas palavrinhas sobre Bitmaps e Vetores.

Entende-se como bitmap o processo de formação de uma imagem por meio de pixels. Pixels são pontos que, aglomerados corretamente, formam uma imagem. Um exemplo simples disso seria o seu monitor, o qual exibe imagens com base numa varredura constante de pixels.

Vetoriais são imagens baseadas em primitivas geométricas, como pontos, linhas, curvas e formas ou polígonos. Essas primitivas, por sua vez, são baseadas em expressões matemáticas calculadas pelo computador e convertidas em imagens.

Ambas as técnicas possuem vantagens e desvantagens, tais como:

Bitmap:

  • Imagens leves, com extensões lidas facilmente em qualquer dispositivo ou programa de edição;
  • Imagens em bitmap permitem edições mais dinâmicas e inclusão de certos efeitos, como de brilhos e texturas, não suportados nos arquivos em vetor;
  • Imagens em bitmap devem ser produzidas já se pensando no tamanho máximo de visualização dos arquivos, pois o aumento demasiado delas pode causar distorção nos pixels.

Vetor:

  • As imagens não deformam quando aumentadas;
  • Um vetor pode virar uma imagem em bitmap facilmente, mas não o contrário;
  • As imagens podem ser editadas apenas em programas compatíveis com sua extensão de origem.

Agora que já temos os dois conceitos claros, nos aprofundaremos no modo como eles se manifestam na produção de um game.

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