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arrow_back Aula 12 - Introdução à Interface com o Usuário no Unity

3. Finalizando a cena de Game Over

3.2 Adicionando uma Imagem à Cena

Para adicionarmos uma imagem à cena, podemos fazer do mesmo modo como fizemos anteriormente para o texto: GameObject -> UI -> Image. Perceba que o Unity criará automaticamente a nova imagem como filha do Canvas. Isso é interessante, pois não precisamos nos preocupar com a reconfiguração de qualquer Canvas, se realmente buscamos utilizar o mesmo Canvas. Caso quiséssemos utilizar um Canvas diferente, precisaríamos adicionar antes o novo Canvas à cena e, então, adicionar a imagem diretamente como um novo objeto filho daquele Canvas.

Agora que temos o GameObject Image em nossa cena, escolheremos o componente a ser utilizado. Acho interessante o último frame da animação de quebra representar o fim de jogo, uma vez que ele representa a perda de chances de nosso robô. Para escolher essa imagem, selecione o objeto Image e, na propriedade Source Image, escolha o robotBreak_15. Com isso, o nosso robozinho quebrado já aparecerá na tela, porém, bem pequeno.

Uma das opções que existem no Image (script), componente padrão das imagens em UI, é a opção Set Native Size. Ao escolhê-la, a imagem será transformada em seu tamanho original. Nesse caso, no entanto, esse tamanho é grande demais! Alteraremos, então, as propriedades da imagem, para que ele fique em uma posição e escala adequadas. Alteraremos o Width e o Height da imagem, respectivamente, para 300 e 400, valores correspondentes exatamente à metade do tamanho da imagem, uma vez que ela é 600 x 800, lembra?

Em seguida, já com a imagem no tamanho adequado, alteraremos a posição em Y para 25, indicando que ela ficará apenas um pouco acima do centro. Com isso, a nossa imagem já estará posicionada e teremos a nossa tela de Game Over concluída. A Figura 12 mostra as propriedades do GameObject Image, e a Figura 13, a tela de Game Over após a finalização.

Propriedades do GameObject Image adicionado à tela de Game Tela de Game Over concluída, exibindo uma imagem de nosso personagem e um texto.

Assim, concluímos a nossa aula de hoje, relativa à introdução à interface com o usuário no Unity. Ainda há muito o que discutirmos sobre esse assunto, portanto, aproveitaremos as próximas aulas para detalhá-lo mais, principalmente construindo uma interface para as cenas de nosso jogo em si! Legal, não? Pois nos encontramos lá! o/

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