Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Na aula de hoje, conhecemos a interface com o usuário no Unity e a maneira como podemos utilizar alguns de seus principais componentes para desenvolver tais interfaces. Conhecemos o elemento Canvas e toda a sua importância no posicionamento de elementos de UI. Estudamos todas as opções disponibilizadas para nós, por esses elementos, de escolhas de propriedades e vimos quando podemos utilizar cada uma delas, focando no conhecimento para desenvolvimento de jogos diversos.
Em seguida, estudamos os componentes Rect Transform e EventSystem. O primeiro é responsável por substituir o Transform clássico em elementos de interface com o usuário, facilitando, assim, o posicionamento e a adequação desses elementos. Já o segundo é responsável por gerir os eventos relacionados às interfaces do Unity e por lidar com Inputs adequadamente, configurável através dele mesmo para garantir uma boa fluidez às interfaces que respondem a eventos.
Por fim, voltamos à nossa cena de Game Over e adicionamos a ela um texto e uma imagem de nosso personagem, indicando ao usuário qual é a razão de ele ter chegado até aquela tela – fim de jogo! Não avançamos tanto em nosso projeto hoje, pois ficamos mais na teoria, mas aqui está o arquivo contendo tudo que fizemos até o momento.
Prosseguiremos com esse assunto na aula seguinte, começando a utilizar de fato os eventos dos quais falamos do EventSystem e construindo novos objetos capazes de interagir com o usuário.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados