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arrow_back Aula 12 - Introdução à Interface com o Usuário no Unity

3. Finalizando a Cena de Game Over

Conhecemos, então, todos os elementos a serem adicionados em nossa cena de Game Over quando houver adição de um texto. Agora, podemos partir para a modificação e o posicionamento adequado dos elementos que de fato irão compor a nossa cena de Game Over.

3.1 Adicionando um Texto à Cena

A primeira parte é a alteração da cor e do tamanho do texto, além de seu conteúdo. Para fazer isso, basta clicar no componente Text, adicionado como filho do Canvas, e alterar essas propriedades no componente Text (script) contido nele. A propriedade Text indica qual o texto que utilizaremos para esse elemento. A propriedade Color indica a cor. Alterem o Text para “Game Over” (sem as aspas) e a Color para branco, #FFFFFFFF. Com isso, já devemos ter um texto Game Over aparecendo na tela. Esse texto, no entanto, estará em uma posição não adequada e será bem pequeno. Precisamos alterar isso também!

Para alterar o tamanho do texto, podemos alterar a propriedade Font Size, da mesma maneira como utilizamos em editores de texto regular. Diversas outras propriedades também serão similares às que já conhecemos lá da disciplina de Introdução à Tecnologia da Informação. Altere a Font Size para 54.

O que aconteceu? Sumiu? E agora?

Calma! Isso acontece, pois o texto escrito, com a fonte escolhida, não cabe dentro do espaço criado para o Text. Para aumentar o tamanho que pode ser ocupado por esse componente, basta alterarmos o Width e o Height, do componente Rect Transform. Utilizando o Width 300 com o Height 60 e a Pos Y 100, conseguimos adequar o texto a uma posição interessante da tela, também em um tamanho bom.

Perceba, ainda, que a âncora utilizada é a middle/center, ou seja, totalmente centralizada. Isso é importante, pois, como dissemos anteriormente, os valores de todos os componentes se alteram à medida que nós alteramos a âncora de um objeto. Esses valores passados funcionarão para uma âncora centralizada. Além disso, os valores de alinhamento também devem ser alterados para centralizados vertical e horizontalmente. A Figura 10 mostra como ficarão as propriedades finais do texto de Game Over.

Propriedades finais do texto de Game Over a ser utilizado na cena de Game Over.

O texto, na tela, se você tiver utilizado as mesmas propriedades e a mesma cor de fundo que citamos anteriormente, ficará igual ao visto na Figura 11.

Texto de Game Over posicionado na tela de fim de jogo.

Com isso, já temos alguma informação ao usuário. Quando ele cair e perder as duas chances possuídas, logo saberá o que aconteceu: Game Over. Mas essa tela ainda está muito vazia. Vamos adicionar também uma imagem de fim de jogo para ela ficar mais interessante?

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