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arrow_back Aula 12 - Introdução à Interface com o Usuário no Unity

2. Elementos de Interface com o Usuário no Unity

2.2 O Elemento EventSystem

Ao criarmos um Canvas em nossa cena, também é criado automaticamente um elemento chamado EventSystem. Esse elemento é responsável por lidar com eventos de UI de uma maneira mais simples, baseado nos resultados do componente de raycasting explicado anteriormente. Esse EventSystem traz também algumas configurações importantes a partir de seus componentes. A Figura 6 exibe esses componentes para que possamos discuti-los em seguida.

Componentes do elemento EventSystem.

O EventSystem, diferentemente do Canvas e dos objetos de UI, possui um Transform normal, contendo as mesmas propriedades dos regulares. Isso acontece devido ao fato de a posição desse objeto não importar. O que precisamos dele são os outros dois componentes, vistos na Figura 6 – o Event System (script) e o Standalone Input Module (script).

O componente Event System é responsável por gerenciar todo o sistema de eventos do Unity. Ele é um script padrão do Unity, mas não detalharemos isso. O importante, no entanto, é saber que é necessário ele estar presente para gerenciarmos os eventos adequadamente. Outro detalhe interessante é a sua propriedade First Selected. Essa propriedade pode receber um elemento de UI qualquer, o qual, assim que a cena for carregada, será o ativo. Isso permitirá a você navegar entre os outros elementos utilizando os eixos e selecionar o elemento apenas apertando um botão de confirmação. Você consegue imaginar um lugar onde isso é importante? Vejamos a Figura 7.

Menu principal do jogo Overwatch. A opção Play começa selecionada para ser possível navegar pelo menu utilizando o controle.

Percebe a utilidade de possuirmos um componente inicial, já selecionado? Podemos, assim, navegar bem pelo menu, mesmo com um controlador, além de acessar rapidamente, apenas com o clique de um botão, a opção que já começa selecionada por padrão. Simples, não?

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